TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  19/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Atualmente é notável que o número de idosos vêem em uma crescente evolução e que em alguns anos será ainda maior. A sociedade classifica os idosos de modo negativo transmitindo uma imagem de pessoas pouco produtivas e ativas, portadoras de afecções que induzem e as impedem de realizar atividades sociais e profissionais, tal fator e desencadeado devido à presença das alterações fisiológicas acima citadas e que delimitam a aptidão física funcional destes indivíduos (ACE, 1998)

O envelhecimento induz alterações fisiológicas importantes que levam perda das funções motoras e aptidão física funcional. Perca de estabilidade e equilíbrio por conta de mudanças no sistema motor e no sistema músculo esquelético.

Dentre as funções do nosso corpo uma das mais atingidas e o músculo esquelético, pois o mesmo sofre alterações ao longo do tempo que geram uma hipotrofia e a diminuição de fibras musculares tipo ll, o mesmo pode estar relacionado a redução de força muscular na terceira idade (CASAGRANDE; PAFFENBARGER, 1978).

Segundo Rudman, 1989 com o envelhecimento o sistema esquelético sofre alterações como redução do tecido mineral ósseo. O que por sua vez gera os problemas associados a redução de força muscular, equilíbrio aumentando assim o índice de quedas em idosos (MANIDI; MICHEL, 2001).

O controle do movimento e equilíbrio dinâmico também e alterado, pois o sistema nervoso de idosos tende a ter uma diminuição de atividades cerebrais e perda de neurônios, pois o número de ramificações e conexões que inervam os órgãos é reduzido com a idade. Deste modo, os idosos perdem reflexos e sensibilidade, agravando a perda de equilíbrio devido a mudanças motoras. Além disso, o indivíduo passa por mudanças fisiológicas onde os ombros se curvam a cabeça se inclina para frente á curvatura da coluna adota uma hiper lordose, os joelhos adotam uma flexão maior do que a fisiológica, os ossos também sofrem alterações e perdendo massa óssea devido à redução do deposito de minerais, favorecendo descalcificação que resulta em osteoporose principalmente em sujeitos sedentários (LORDA PAZ, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com