TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  27/6/2015  •  Dissertação  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Danielli Cristina Mendes

1089007

                       ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

[pic 3]

 POLO CURITIBA

2014

                                 

                                                Atividade Física na Terceira Idade

Considerando a velhice e envelhecimento como realidades, vai acontecer e não tem como mudar, podemos prevenir e retardar este processo, ter setenta anos com aparência de cinqüenta é tudo o que queremos. A prática de atividades físicas é uma das maneiras que vai nos garantir este acontecimento.

Alguns fatores importantes, como escolher uma atividade que o idoso sinta interesse e possa dedicar seu tempo com prazer, para não abandonar, ter o apoio dos familiares e dos profissionais envolvidos nesse trabalho, pois independente da atividade a ser desenvolvida são muitos os benefícios que podem trazer para essa população, ter uma maior participação dos governantes na criação de projetos de incentivo à prática de atividade física na terceira idade com implantação da atividade nos programas de saúde, podendo assim garantir o bem estar do idoso.

A influência da atividade física no processo do envelhecimento é muito importante e a maioria dos idosos vive no sedentarismo, que é um fator de risco, diante dessa situação,                                                             algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física. Com todos estes problemas é necessária a prática da atividade física para melhorar a qualidade de vida e expectativa da vida da população idosa contribuindo também a melhoras nas suas capacidades como auto-estima, promoção da saúde, maior integração na sociedade e maior equilíbrio psicológico.

A atividade física e o envelhecimento saudável são temas que estão crescendo e sendo discutidos cada vez mais devido à transformação do perfil da população mundial, que ocorre também aqui no Brasil.

A atividade física só traz benefícios para saúde do idoso que deve ser feita com regularidade, fazendo parte da sua rotina diária, mas sempre sob prescrição do médico e orientado por profissionais devidamente qualificados.

Como futuros profissionais de Educação Física podemos incentivar, mostrar o quanto é importante a prática do exercício físico para uma velhice com qualidade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Atividade Física na Terceira Idade, Batatais: Claretiano, 2014. Disponível em http://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp.Acessado em 25 de Agosto de2014.

Barbosa, Aglauvanir Soares. 2007. Titulo- Os benefícios do treinamento de força muscular para pessoas idosas. Artigo apresentado, Escola de Saúde Pública do Ceará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com