TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física na Terceira Idade

Por:   •  2/8/2015  •  Monografia  •  15.704 Palavras (63 Páginas)  •  1.493 Visualizações

Página 1 de 63

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA AO BEM –ESTAR, EM UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE DO MUNICIPIO DE GUAPORÉ - RS

Daiane Ghiggi

Lajeado, Dezembro de 2012

Daiane Ghiggi

A ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA AO BEM –ESTAR, EM UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE DO MUNICIPIO DE GUAPORÉ – RS

Monografia apresentada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Educação Física do Centro Universitário Univates, como exigência parcial à obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

Orientador (a): Alessandra Brod

Lajeado, dezembro de 2012

Daiane Ghiggi

A ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA AO BEM –ESTAR, EM UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE DO MUNICIPIO DE GUAPORÉ - RS

A Banca examinadora abaixo aprova a monografia apresentada no curso de Graduação em Educação Física - Docência em Educação Básica/Licenciatura, do Centro Universitário Univates, como parte da exigência para a obtenção do título de Licenciado em Educação Física – Docência em Educação Básica/Licenciatura.

Prof. Msª. Alessandra Brod - orientadora

UNIVATES

Lajeado, 08 de junho de 2012

Dedicatória

        Dedico este trabalho primeiramente a Deus, que me deu força, inteligência, paciência e determinação para que eu conseguisse concluir este trabalho.

 

        Este trabalho é dedicado também,  a uma pessoa em especial, que desde o inicio até o fim me apoiou, me deu carinho, compreendeu meus momentos de frustração e nervosismo, e nunca me deixou desistir, este trabalho dedico a você Guimorvan, meu namorado que eu amo muito, te agradeço do fundo do coração por tudo que você fez por mim.

        Dedico este trabalho a meus queridos e amados pais, que me ajudaram a chegar ao fim desta caminhada que durou seis anos.

         

A você mãe pelas cuias de chimarrão que você preparou para que eu pudesse fazer meu trabalho, com calma. E obrigada pelas orações dedicadas a mim.

        A você pai, que sempre me ajudou nos momentos que mais precisei, e nunca deixou de me estender a mão.

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, a dedicação, não existe meio termo. Ou faz uma coisa bem feita ou não faz”.

(Ayrton Senna, 1994).

Agradecimentos

Agradeço a Deus, em especial por ter me dado a vida.

Aos meus pais, Jadyr e Clarinha e as minhas irmãs, Viviane e Vandrea, que nunca deixaram de me apoiar e me incentivar.

Um especial agradecimento à instituição Univates, pela sua dedicação com seus alunos durante o processo na busca do conhecimento.

A Professora Msª. Alessandra Brod, que me orientou neste trabalho, obrigado pela dedicação, paciência, apoio e pelo chimarrão.

A todos os professores da Univates, ao coordenador do curso, Professor Derli, e em especial, ao Professor amigo Dr. Atos Prinz Falkenbach (in memorian) que quando eu estava no inicio do curso, ele me dizia, “E ai Daia, quando vais montar tua academia em Guaporé?”, se Deus quiser querido Atos, um dia alcançarei meu objetivo, e sempre lembrarei de suas palavras. A todos que, de alguma maneira, ajudaram nesta trajetória.

A todos os meus colegas e amigos, irei guardá-los para sempre no meu coração.

Agradeço a Luciana Fornari, Graduada em Economia pela UPF, que foi minha estatística, de fundamental importância para a conclusão deste trabalho.

Agradeço ao Luis Renato da Rosa, que aceitou corrigir e finalizar meu trabalho.  

Agradeço ao Grupo de Terceira Idade “Paz e Amor”, que através de sua presidenta a Srª Alice, aceitou em colaborar com meu trabalho

Um agradecimento especial ao meu namorado Guimorvan, por tudo pela ajuda, otimismo, o estímulo, pela dedicação e doação de seu tempo e de sua vida em prol dos meus estudos.

Enfim, agradeço a todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram para que fosse possível a realização deste trabalho.

RESUMO

Esta pesquisa é de cunho quali – quantitativo, e quanto a finalidade, descritivo exploratório. Ira tratar sobre a relação do bem-estar e a prática de atividade física em pessoas acima de 50 anos, ou seja, da terceira idade. O principal objetivo é identificar os principais impactos da atividade física na vida de pessoas acima de 50 anos de idade, e se a atividade física tem relevante importância na melhora do Bem Estar dos participantes. A metodologia consistiu em utilizar um questionário validado sobre o Bem-estar. A amostra buscou estudar um grupo de terceira idade, do município de Guaporé, Rio Grande do Sul em 2012. Participaram efetivamente 40 integrantes, de ambos os sexos, divididos em dois grupos, um que praticam atividade física e outro que usam seu tempo livre com atividades de lazer. Após realizar uma análise estatística utilizando o programa simples de analise estatística dos dados, foram organizados em 2 grupos para melhor interpretação e analise. Os resultados da pesquisa apontam que, a atividade física auxilia na melhora do bem – estar das pessoas acima de 50 anos, as deixam mais felizes e de bem consigo mesmas, porem que pratica atividades de lazer, também conseguem ter uma vida com qualidade, a família, amigos e a religião são fatores importantes para que a manutenção da qualidade de vida fique ativa.

 

PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento. Atividade física. Terceira Idade. Bem estar.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................10

2 ENVELHECIMENTO...........................................................................................13

3 ASPECTOS BIOPSICOSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO...............................18

3.1 Envelhecimento Biológico..................................................................... ........18

3.2 Envelhecimento Psicológico..........................................................................19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com