TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física Ballet Para Terceira Idade

Por:   •  21/8/2015  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Diego Aparecido de Campos 8° Semestre Bacharel

João Vitor Ballio Lopes          8° Semestre Bacharel

ATIVIDADE FÍSICA BALLET PARA TERCEIRA IDADE

O ballet é um forte aliado contra o envelhecimento, pois da firmeza ao corpo, autoconfiança ao indivíduo ao realizar o exercício.

A prática desta dança é extremamente prazerosa, o que a coloca como uma excelente opção de exercício físico para pessoas que mantenham hábitos de vida sedentários e atingiram a terceira idade com necessidades urgentes de um melhor condicionamento físico, devido às perdas inerentes do processo natural de envelhecimento.

Além da melhora da musculatura, melhora da coordenação motora, equilíbrio e postural.

Aulas e materiais

O objetivo da atividade é tornar prazerosa para as pessoas da terceira idade que buscam uma qualidade de vida melhor e com músicas durante as aulas, para tornar atraente e motivar.

  1. Plié Adaptado – Materiais Usados

Nessa aula, usaremos um cabo de vassoura para equilíbrio do movimento do Plié. O cabo de vassoura será a base de sustentação do indivíduo. A pessoa fixa o cabo de apoio, executa o movimento do Plié do Ballet. O movimento do plié começa flexionando o joelho até determinado ponto, com os pés para lados, sem elevarem os calcanhares para fora do chão. Exercício ideal para fortalecimento da posterior de coxa.

  1. Grand Plié Adaptado

O exercício parecido com o plié, só que esse movimento, a pessoa flexiona o joelho até o máximo, na qual haja movimento completo do agachamento, sem movimentar ou elevar o calcanhar. Após isso, eleve os calcanhares para continuar o movimento.

Na subida apoia novamente os calcanhares no solo, no primeiro ponto possível, onde você sinta que é natural fazê-lo (isto ocorre quando suas pernas ainda estão flexionadas) e continua até a posição inicial).

  1. Fondu

O fondu é uma flexão da perna de base, na qual o pé virado de lado e enquanto a outra recolhe ao mesmo tempo. É como se fosse um pilé mas em uma perna.

A pessoa se apoia no cabo de vassoura, fazendo o movimento.

  1. Passo ritmado adaptado

A pessoa faz o passo ritmado, olhando para frente, para trabalhar a postura corporal.

 Um passo feito de cada vez, feito um pé a frente do outro, na ida e na volta. Podemos trabalhar esse exercício tanto na ida e na volta vindo de costa.

Outro momento do exercício, após feito o passo ritmado, a pessoa executa o movimento dos braços estendo ao lado e elevando para o alt

  1.  Frappé

Este movimento é como se fosse uma batida ou golpe. No frappé o pé repousa levemente sobre o tornozelo do pé de apoio, este exercício trabalha a parte postural e fortalecimento muscular sempre executando o movimento com apoio de uma barra ou cabo de vassoura.

  1. Tombé

Este movimento como diz o nome sugere um efeito de queda, ela projeta o corpo para frente, com uma perna de sustentação para ter a postura do movimento, executando este movimento para a terceira idade, utiliza uma barra fixa ou um cabo de vassoura para a execução do movimento, tendo equilíbrio e resistência  

http://artes.umcomo.com.br/articulo/nomes-de-passos-de-ballet-7034.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (747.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com