TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física da Terceira Idade

Por:   •  14/3/2017  •  Artigo  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade no Portfólio Ginastica de Academia

Objetivos

• Conhecer a evolução das aulas em grupo, Ginástica Coletiva.

• Conhecer os principais elementos da musicalidade relacionada às aulas de Ginástica

em Academia.

Descrição da atividade

Com base nas leituras realizadas até o momento, responda as questões a seguir:

  1. Como se deu o processo de evolução da Ginástica como metodologia de treinamento?

As aulas de Ginástica Coletiva evoluíram a partir da ginástica de manutenção que era praticada nos Estados Unidos nos anos 70. Esta ginástica era frequentada principalmente por senhoras com idades superiores aos 30 anos, que viam nestas atividades a oportunidade de adquirir uma boa condição física, recuperando a firmeza muscular e, muitas vezes, diminuindo o peso corporal. Esta forma de praticar uma atividade física tinha um forte componente social que contribuiu em grande medida para uma rápida evolução e uma grande proliferação desta atividade

ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. 

Essa tem sido a questão que nos orienta quando da elaboração de uma Metodologia da Ginástica. Desse modo, com base no princípio de que a corporalidade é uma dimensão construída culturalmente e que constitui todo e qualquer processo educativo, acreditamos que o conhecimento e a experimentação da Ginástica como linguagem pode ser uma das possibilidades para a ascensão a uma formação omnilateral. Formação esta que, como já dissemos, pressupõe o desenvolvimento humano em todos os seus domínios: moral, afetivo, corporal, cognitivo, ético, estético, político, etc. Concebendo-a como uma forma de expressão e comunicação – o que se contrapõe à prática da Ginástica no mundo do esporte e do fitness –, temos pensado a Ginástica como uma manifestação pertencente ao universo das linguagens artísticas contemporâneas.

Qual foi a primeira modalidade de Ginástica nas academias na década de 80?

A Ginástica Aeróbica foi a primeira modalidade colocada nas academias na década de 80. É um mercado que vem crescendo desde quando foi implantado no Brasil, sendo considerado o carro-chefe no Fitness. Capaz de movimentar diversos grupos musculares, é uma aula que agrada grande parte dos alunos por ser acessível, prática, divertida e eficiente; este tipo de ginástica impressiona por ter resultados eficazes e não utilizar equipamentos.

A Ginástica Aeróbica foi a primeira modalidade colocada nas academias na década de 80. É um mercado que vem crescendo desde quando foi implantado no Brasil, sendo considerado o carro-chefe no fitness. Capaz de movimentar diversos grupos musculares é uma aula que agrada grande parte dos alunos por ser acessível, prática, divertida e eficiente. Este tipo de ginástica impressiona por ter resultados eficazes e não utilizar equipamentos. É apenas o professor e as músicas.

Consideramos que  a Ginástica Aeróbica vem crescendo, sendo a primeira modalidade aplicada nas academias nos anos 80, a modalidade era dividida em três estados: aeróbicos, resistidos e flexibilidade, considerando como a principal ferramenta para as pessoas ganharem qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (760.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com