TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física na Terceira Idade

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL

MARCELO CANDIDO GONÇALVES

A ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

MATINHOS, 2018

MARCELO CANDIDO GONÇALVES

A ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná como requisito à obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

Orientador: Professor Dr. Fábio Messa

MATINHOS, 2018

Tema

Saúde e qualidade de vida são fatores fundamentais para promover uma vida mais tranquila após os sessenta anos de idade. Na terceira idade, dentre alguns fatores, essa qualidade de vida pode ser atingida através de exercícios e de atividade física adequada.

Com o aumento da expectativa de vida, houve um aumento da população de idosos e essa população requer cuidados especiais e é imprescindível que profissionais ligados à área de saúde, tenham ciência dos cuidados que devem ser dispensados a essa população.

Em geral o individuo adulto começa a perder massa muscular depois dos 30 anos de idade. Essa perda aumenta gradativamente com o passar dos anos e consequentemente outras perdas tais como, diminuição da força, enfraquecimento dos ossos e perda de mobilidade, ocorrem também junto com esse processo. Aliado a este fato, o sedentarismo também contribui para que o idoso se torne mais debilitado fisicamente.

As consequências advindas de uma vida sedentária são refletidas no desempenho de atividades simples do cotidiano. Tomar banho, se vestir, locomover-se muitas vezes torna-se quase impossível para um idoso que perdeu a sua independência física.

Essa ação degenerativa do organismo do qual o idoso é mais suscetível, pode ser minimizada com o auxilio de atividade física.

Problema

Mas como estimular o idoso acima de sessenta anos a praticar atividade física? Primeiro é preciso que haja uma conscientização dos benefícios que a prática de exercícios físicos pode proporcionar ao idoso, como por exemplo, o aumento da massa muscular e densidade óssea, redução adiposa, melhora das capacidades funcionais e bem-estar físico e mental.

Além é claro de proporcionar um melhor convívio social, melhor interação para desenvolver atividades culturais e recreativas e envolvimentos em projetos para idosos potencializando assim um envelhecimento ativo.

O movimento corporal na terceira idade é recurso primordial para que a longevidade saudável se torne algo natural. Buscar a atividade física em qualquer idade é estar alinhado com as necessidades do corpo, porem na terceira idade isso significa a manutenção do corpo que já sofre os efeitos nocivos do tempo.

Jaqueline (2012). Os padrões que marcam as normas de conduta social vão se aproximando cada vez mais do lema de se ter uma vida saudável, considerando a atividade física como um elemento a mais na forma de viver e nos hábitos diários.

Objetivo principal

Conscientizar o maior número de idosos sobre a necessidade de se praticar uma atividade física e com isso garantir uma longevidade saudável que permita a sua independência em termos de mobilidade e bem estar físico.

Objetivos Específicos

Contribuir para que haja uma diminuição da população de idosos sedentários, que não praticam qualquer atividade física, por desconhecerem seus benefícios.

Justificativa

Contribuir para que a população de idosos que está crescendo cada vez mais possa ter um envelhecimento com qualidade de vida, pautado no desempenho de atividades que envolvem exercícios e atividades físicas. Desta forma, minimizar o índice de adoecimento do idoso.

Metodologia

Buscando analisar a temática citada este trabalho será pautado na investigação do tema proposto de forma a atingir maior numero de informação possível no processo de conhecimento da problemática a ser estudada. O trabalho analisa com um olhar investigativo situações referentes ao objeto estudado, que no caso desta análise trata-se dos idosos. O estudo visa abordar o conhecimento a respeito das atividades físicas para os idosos e seus benefícios.

Para aprofundamento do assunto, estabelecer contato com idosos praticantes ou não de exercícios físicos, visita a centros de convivências de idosos e praças com disponibilidade de aparelhos de exercícios físicos. Busca por politicas públicas que visem o bem estar do idoso.

 

        

Revisão de Literatura

Jaqueline (2012). O envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso; e a diminuição do desempenho físico talvez seja o mais percebido pelas pessoas. Isso porque na terceira idade o organismo já não é como antes; os corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos não são tão ágeis. As articulações perdem mobilidade e elasticidade, as lesões degenerativas como a osteoporose transformam o osso de um estado consistente para esponjoso; o aparelho bronco-pulmonar sofre alterações, inclusive o pulmão tem seu peso reduzido; no sistema cardiovascular, a capacidade do coração diminui, a pressão se eleva, diminuindo a circulação sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com