TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física na terceira idade

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade física na terceira idade

Helio Pedro de Sousa Junior

Palmas

2015

Atividade física na terceira idade

Trabalho apresentado na Disciplina de Atividade Física na terceira idade no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Palmas

2015

O Educador físico e seu papel para o envelhecimento bem-sucedido na prescrição de atividade física na promoção da saúde de idosos

A entrevista foi realizada com Vera Lúcia Moreno de Freitas, 68 anos e José Vieira dos Santos, 70 anos. Vera Lúcia Moreno de Freitas portadora do mal de Parkinson, realiza fisioterapia e atividade física regularmente há 3 anos, pratica musculação 5x por semana sendo os principais exercícios de treino ergométrico, treino de membros inferiores cadeira extensora e flexora, adutora, abdutora e leg press , e membros superiores remada, supino, graviton, borboleta, exercícios com halteres. A mesma iniciou a praticar musculação por indicação médica, e afirma que a prática da atividade física é de grande importância na sua vida, por apresentar uma doença crônico degenerativa e limitante a atividade física associada a diversas medicações evitam o avanço da doença e minimiza os efeitos da mesma. A entrevistada demonstra bastante preocupação com a saúde, com dinheiro, autonomia, futuro e aparência física.

José Vieira dos Santos, 70 anos, vive nos costumes antigos sem cuidados específicos, relata ser de uma época onde não existia esse "negócio" de atividade física, segundo ele isso é besteira e que não há necessidade pois já caminha bastante. O entrevistado apresenta dores crônicas na coluna. Encontra-se em um quadro limitante de dor, além de conviver com as dores faz o uso de analgésicos e antiinflamatórios diariamente para amenizar o quadro álgico. Preocupa-se com o lazer, dinheiro e o futuro.

Analisando os dois entrevistados percebemos que a diferença no estilo de vida dos dois indivíduos é extrema, e que a Vera Lúcia mesmo apresentando uma doença limitante busca na atividade física uma vida com mais qualidade, preocupando-se com a saúde ao contrário do José Vieira que não admite a necessidade e, praticar uma atividade física para viver melhor e ter um futuro menos limitante e mais independente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BUCIOLI, S. A. Atividade Física na Terceira Idade. Unidade IV. Claretiano: Batatais/SP, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com