TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física na terceira idade

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

2º Ciclo de Aprendizagem - Portfólio

Com base nas leituras propostas na Unidade 1, e na entrevista "Envelhecer com Saúde - Marília Gabriela entrevista o Dr Ítalo Rachid" sugerida nos conteúdos integradores e disponível na aba "Vídeos" e no link: <https://www.youtube.com/watch?v=qu37Mk0vb0E>, elabore um relatório de no mínimo uma lauda (uma folha) e no máximo duas destacando os pontos que você achou mais interessante durante a entrevista.

Envelhecer com saúde

Dr. Ítalo Rachid é formado em medicina – Formação em antienvelhecimento. Na entrevista com Marília Gabriela ele ressalto vários fatores sobre o envelhecimento. Começando pelo envelhecimento no Brasil.

O Brasil está de fato envelhecendo, nosso país não é mais um país de

jovens. A base populacional do Brasil está envelhecendo, hoje o grupo de jovens no Brasil se desenvolve, cresce prolifera a um ritmo 25 vezes menor do que o grupo de pessoas idosas que seriam aquelas com mais de 65 anos.

Por volta do ano de 2045 a pirâmide populacional brasileira estará sendo invertida e retangularizada, poucas pessoas na base constituídas de jovens e muita gente idosa.

Envelhecer é um fenômeno natural, cada indivíduo envelhece no seu ritmo, na sua velocidade. A genética só interfere 15% da nossa longevidade. Podemos ter um indivíduo de 50 anos de idade cronológica, com 10 anos a mais de idade biológica (60 anos), bem como 10 a menos (40 anos). Dr. Ítalo fala sobre o que ele faz para manter a idade biológica em 29 anos. Primeira coisa seguir um programa de orientação nutricional, pratica regular de atividade física, manuseio do estresse, reequilíbrio hormonal. O processo do envelhecimento ocorre a partir dos 20 anos. Podemos imaginar que o nosso corpo é uma conta bancária depende de um fluxo de depósitos e saques, até 20 anos de idade o ser humano deposita muito mais do que saca, isso quer dizer anabolismo maior do que catabolismo que seriam esses saques.

Dos 20 a 30 anos nos conseguimos ter um equilíbrio, a quantidade de saques e mais ou menos semelhante a quantidade de deposito, é nesse momento que o ser humano atingi o ápice da sua capacidade física, mental e intelectual. De 30 anos em diante os saques serão cada vez prevalentes

sobre os depósitos, ou seja, catabolismo gradualmente maior do que anabolismo.

Os hormônios não caem porque nós envelhecemos, o envelhecemos porque os hormônios caem. O Dr. Ítalo recomenda comermos 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras (monoinsaturadas).

Ele comenta também sobre a andropausa no homem que tem efeitos devastadores que estão sendo considerados como normais com a idade. A queda dos níveis de testosterona está diretamente proporcional ao aumento dos níveis de hormônios femininos no homem, o que é altamente devastador. Os efeitos disso no organismo do homem estão sendo tratados erroneamente com medicamentos totalmente inadequados, pois o problema é hormonal e os homens estão sendo medicados com tranquilizantes, antidepressivos, remédios para dormir.

Alzheimer tem tudo a ver com hormônios. É um hormônio comunicam um com o outro através de terminais como se fossem fiações que nós chamamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com