TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo com educação fisica infantil

Por:   •  17/9/2015  •  Artigo  •  5.221 Palavras (21 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 21

.........................................................................................................................................................

                                                            Artigo    

         a   prática   do  atletismo    da  educação  física  escolar  

   no  ensino  fundamental , atletismo  adaptado .

                                                                                                     Antonio carlos de Paula costa (peppy )

                                                                                                     Ra : c0176i – 7

                                                                                                      Luana de fatima borali

                                                                                                      RA: c282gi-6

                                                                                                     Kleber augusto simões costa

                                                                                                    RA: c33jch4

                                                                                                    Laerte soranso fiochi

                                                                                                    RA: a176322

.................................................................................................................................................................................

Resumo

O  atletismo juntamente  com a  educação física , ela ajuda  a criança  a   ganhar uma visão  ampla , ter  uma associação  com as demais crianças ,

Com uma  forte  cumplicidade  e  amadurecimento em seu corpo e  também na  ressocialização na sociedade , que  hoje  sofre  por uma demanda  muito grande de erros   e  de outros fatores perversos que a mídia nos mostra   , pois muitas  crianças  seguem um caminho totalmente errado  , então  juntamente com os  profissionais  da educação física  e  com atletismo  a  criança  passa a  ser  orientada  com uma visão  mais severa , onde  o profissional quer  mostrar

  com as atividades  ,  competição  a  criança  conhece  um campo  

  para  se  viver   tem que lutar  por um ideal  para o seu  bem  estar  ,  para ser criança  não precisa  ficar na rua 24 horas , não  precisa  necessariamente  viver  no mundo  da  internet .

Pode  sim aprender   diversas brincadeiras  lúdicas  , diversas funções  com o seu corpo  , desenvolver  a  sua  capacidade  motora  que tende  a   melhorar  nos seu   desempenhos  a  cada  dia , ser sempre  orientada  a  manter  regras  , respeito  com o seu próximo .

O atletismo visa também que você tenha capacitação de amadurecimento no seu dia a dia aprendendo a    respeitar  o diferente . Ter capacidade de entender o amiguinho portador   de    deficiências    especiais ,  saber  lidar  com  aquela  situação.

Principalmente    sendo educado  gentil  olhar  para aquela  situação  da forma mais  correta e normal  possível   , ter  um bom entendimento , mas  tudo isto  tem que ter  ótimo  professor  ao seu lado  e  receber  sempre  as  orientações  positivas  e  adequadas   para entender  que  todos  somos  iguais .

Quando se tem  um bom profissional  se   tem bons  alunos  querendo  cada dia  aprender  mais  .

           

                                                             

Introdução     

O atletismo é uma modalidade de muita importância para as crianças do ensino fundamental, pois se trabalha muito a criança em seus vários aspectos, como o cognitivo, o afetivo e o desenvolvimento motor, melhorando também seus gestos motores básicos como, correr, pular, saltar, lançar, arremessar e caminhar.

Segundo Oliveira: “É de grande valia pedagógica a iniciação do atletismo desde os primeiros anos escolares, pois é uma modalidade muito acessível à iniciação esportiva e irá contribuir na construção da cultura esportiva do aluno”.          (  OLIVEIRA, 2006, apud NOLL, 2012)

De acordo com o autor acima, o atletismo é uma modalidade esportiva base e é importante que seja praticado nas escolas nos primeiros anos escolares para que se desenvolva os gestos motores básicos da criança, porque esses gestos motores básicos estão presentes em todas as modalidades esportivas, podendo a criança se iniciar em outras modalidades esportivas e a construir a cultura esportiva do aluno.

Apesar do esporte ser o meio mais utilizado na difusão do movimento corporal nas escolas, todavia, algumas modalidades esportivas são casualmente utilizadas, e neste caso, as coletivas, como o voleibol, futebol, basquetebol, handebol, entre outras. Contudo, as individuais,  são praticadas quase que raramente nas escolas, como por exemplo, o atletismo. (1999, p. 17)

De acordo com o autor acima, as modalidades coletivas são as mais praticadas nas escolas, deixando de lado a prática do atletismo, pois sendo uma modalidade individualista e com tão pouca ludicidade, o atletismo acaba sendo pouco praticado nas aulas de educação física e deixando tanto os discentes como docentes desmotivados.

Contudo, percebe-se que não está somente na falta de ludicidade ou por ser uma modalidade individualista, há também vários problemas como a falta de espaço físico e a falta de materiais para que o atletismo possa ser trabalhado com mais frequência.

O desenvolvimento desse trabalho foi para que o atletismo pudesse ter uma significância maior nas aulas de educação física escolar, pois é   um esporte muito pouco difundido no âmbito escolar e tão pouco interessante para os alunos.

Por ser um esporte que visa muito o rendimento, acaba deixando de lado a parte mais importante que a criança tem que desenvolver, como a ludicidade que é o uso da imaginação

da criança através das brincadeiras, fazendo com que a criança viaje nas brincadeiras e fique mais solta durante a execução da atividade. E, isso acaba levando o desinteresse do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com