TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Pratica Metodologia do ensino da ginastica

Por:   •  2/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 

Nome do Aluno: Francisco Fábio de Araújo

Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar

Polo: Caicó                                     

Turma:            

Curso: Licenciatura em Educação Física             

Semestre:

Data da aula prática:   16  / 11  / 2017

Aula Prática: 1

OBJETIVOS: descrever os objetivos da aula.

Vivenciar a prática da ginástica escolar, aplicando os movimentos corporais básicos através de atividades lúdicas.

MATERIAL: citar os materiais utilizados.

- Colchonetes;

- Bambolês;

- Corda longa;

- Apito.

DESENVOLVIMENTO DA AULA: descrever o desenvolvimento da aula.

  1. No meio da quadra com colchonetes fazer alongamento de flexibilidade no solo, esticando todo o corpo.
  2. Pela quadra ao comando do professor fazer os movimentos de flexibilidade como: Abertura, Borboletinha, foquinha, espacato, etc...
  3. Atividade lúdica: PEGA-PEGA CHUTE. Sendo primeiro escolhido um aluno para ser o pegador, quando os alunos forem sendo pegos deve ficar agachados com a cabeça baixa e para serem salvos um colega deverá fazer o movimento de chute passando a perna por cima da cabeça do colega. No decorrer da atividade pode escolher dois alunos para ser o pegador.
  4. Atividade lúdica: ESTÁTUA. Na linha de três da quadra um aluno denominado líder fica em uma das linhas e os outros alunos em outra linha. O líder fica de costa para os colegas enquanto os mesmos tem que ir a sua direção (saltitando, de costas, de lado, com um pé só, etc). Quando o líder virar de frente para os colegas os mesmos tem que ficar parados feito estátua. O aluno que chegar primeiro até o líder assumirá a posição do líder e assim sucessivamente.
  5. Atividade lúdica: CIRCUITO COM SALTITOS. Alunos organizados em 02 filas. Um aluno de cada fila e um de cada vez, deverá passar por uma corda esticada realizando o movimento tesourinha de um lado para o outro, em seguida segue Saltitando dentro dos bambolês com os dois pés, terminando o circuito pulando os colchonetes.
  6. Atividade lúdica: PULA RIO. Formados 02 grupos de alunos, com duas cordas esticadas no chão com uma distancia de uns 2 metros. Uma aluno de cada vez corre até as cordas e com impulso deverá saltar com o salto espacato. Quando chegar no primeiro aluno que começou a atividade, deve ser aumentada a distância das cordas.
  7. Atividade lúdica: CORRIDA DO PÔ EM EMCIMA DA CORDA: com uma corda longa, estica no chão formando a letra Z, os alunos formados em 02 filas cada uma fila na extremidade da corda. Ao comando do professor o aluno de cada fila deve sair, xaminhando por cima da corda em direção um ao outro, quando se encontrarem deverão tirar “pedra, papel e tesoura” quem ganhar continua o percurso e quem perdeu volta para o ultimo lugar da fila que faz parte, e o próximo colega da fica corre para o encontro do oponente não deixando o mesmo chegar até ao final do percurso. Quem chegar ao final do percurso marcará ponto para a equipe. 
  8. Atividade final: equilíbrio específicos da ginástica: alunos organizados em 02 filas, devem realizar um de cada vez os movimentos de equilíbrio: passê, aviãozinho, pegada lateral, e cossaco. E em seguida faz um relaxamento para seguir para a 2ª aula. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O que você achou dos conteúdos da aula.

Por meio de atividades lúdicas, busca-se a experiência das ações e gestos gímnicos, trabalhando os saltos, giros, formas de equilíbrio, inversões, etc... Almejando assim, maior diversidade de movimentos para o corpo, respeitando as dificuldades postas e alcançando as metas do grupo, formando assim a espontaneidade da ginástica e a linguagem corporal.

[pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com