TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiologicas do Movimento Humano

Por:   •  24/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 6

 Claretiano – Centro Universitário

Educação Física – Bacharelado

 

 

 

 

 

 

 

Alex Gomes Rodrigues R.A 8151030

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bases Fisiológicas do Movimento Humano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cosmópolis-SP

2023 

ALEX GOMES RODRIGUES R.A 8151030

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bases Fisiológicas do Movimento Humano

Portifólio 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade apresentada na disciplina

                                                                                            de Bases Fisiológicas do Movimento Humano

por Marcel Frezza Pisa do curso de Educação Física – Bacharelado do Claretiano – Centro

Universitário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cosmópolis-SP

2023

Descrição da Atividade


Fundamentado nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas respostas no Portfólio, para apreciação do tutor.
Não será permitida, sob hipótese alguma, a cópia de conteúdos de sites da internet, outros livros ou trabalhos, tendo o trabalho zerado e sem oportunidade de refazê-lo.


1) Quais os princípios do treinamento? Explique cada um. (Capítulo 13).

1° - Princípio da individualidade biológica:

É o princípio de que todo ser humano é um ser individual, ou que não há duas pessoas iguais. Em termos de condição física, isso significa que mesmo que você faça o mesmo exercício na mesma intensidade, com a mesma duração e com a mesma frequência semanal, ela variará dependendo de fatores como sexo, idade, capacidade máxima, treinamento anterior resultados, experiência e corpo e técnica de execução. Isso significa que você obtém diferentes efeitos de treinamento.

2°- Princípio da sobrecarga crescente:

Esse princípio afirma que, para obter um bom desempenho físico, é necessário aumentar o exercício do corpo (mais vigoroso, mais longo ou mais frequente) para poder desencadear a resposta adaptativa do corpo, disse. Ajuda a melhorar o condicionamento físico. O aumento do congestionamento pode ser causado por qualquer um dos seguintes fatores: 

 Frequência: Aumente o número de sessões de treino. B. Semanal. 

 Volume: aumento da distância, número de repetições ou, por exemplo, duração. 

 Intensidade: aumentar a velocidade ou o volume ou, por exemplo, reduzir o tempo de descanso entre as corridas. Em geral, não é uma boa ideia alterar mais de um elemento por vez.

3° - Princípio da especificidade:

Este é o princípio que determina que cada atividade física tenha propriedades próprias, adaptações possíveis dependendo da finalidade e dos estímulos aos quais o organismo é exposto, e produz certos efeitos paralelos.

4°- Princípio da continuidade

Esse é o princípio de que a atividade física deve ser realizada de forma contínua e sem interrupção, pois o corpo volta ao seu ponto de partida quando é interrompida. Em geral, quanto mais você descansa, mais danos você causa à sua saúde. Quer você reinicie ou não e estabeleça um novo treino depende do seu nível de descanso e tempo de inatividade.

5°- Princípio da reversibilidade:

Este princípio complementa o anterior e permite uma melhor compreensão das consequências de programas de formação irregulares.

 Obs: Os benefícios adquiridos em meses de treinamento podem ser perdidos após algumas semanas de inatividade. Esses benefícios são parcialmente perdidos em 3 semanas e completamente perdidos em 10 semanas para os profissionais.


2) Quais as alterações no tipo e capilaridade da fibra induzidas pelo treinamento de resistência? (Capítulo 13).

Este princípio complementa o anterior e permite uma prática mais prática. O exercício aumenta a ação capilar da fibra muscular. Portanto, quando estes são ativados, o fluxo sanguíneo aumenta. O aumento da ação capilar ocorre mais prontamente em fibras com baixa capacidade oxidativa (tipo Ibi), que normalmente têm baixa densidade capilar.

3) O treinamento de resistência aumenta o conteúdo mitocondrial nas fibras de músculo esquelético? Por quê? (Capítulo 13).

O exercício regular provoca profundas adaptações fisiológicas nos músculos esqueléticos, sendo uma das mais importantes o aumento da capacidade da via oxidativa, que se manifesta pelo aumento da densidade das mitocôndrias e pela máxima atividade das enzimas no processo mitocondrial de. a célula. sistema respiratório


4) O treinamento de resistência melhora a capacidade antioxidante da musculatura? Por quê? (Capítulo 13).

O aumento do consumo de oxigênio durante o exercício aeróbico vigoroso está associado ao aumento do estresse oxidativo no plasma e nos tecidos devido à formação de espécies reativas de oxigênio.

5) Quais as vias transdutoras de sinal primárias no músculo esquelético? Explique com as suas palavras cada uma. (Capítulo 13).

A transdução de sinal é o processo pelo qual os sinais químicos e físicos são transmitidos dentro das células como uma série de eventos moleculares. O processo de sinalização mais comum é a fosforilação de proteínas, que é catalisada por enzimas chamadas proteínas quinases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com