TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da atividade física para os pacientes com sedentarismo

Por:   •  24/3/2020  •  Dissertação  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Claretiano – Centro Universitário de Batatais – Polo Uberlândia-MG

        ARYEL MARQUES COSTA R.A-8039988

Projeto de Pratica: Benefícios da atividade física para os pacientes com sedentarismo.

Uberlândia- MG

2018

Claretiano – Centro Universitário de Batatais – Polo Uberlândia- MG

Título do trabalho: Benefícios da atividade física para os pacientes com sedentarismo

Projeto de Pratica: Neuroanatomia

Nome: Aryel Marques Costa

Professor: Edson Donizetti Verri

Uberlândia- MG

2018

INTRODUÇÃO

Antes de descrever sobre os benefícios da atividade física para os pacientes sedentarismo temos que definir primeiramente sobre o que é sedentarismo? Ele é caracterizado pela falta de atividade física no ser humano, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública e por muitos profissionais da saúde, também é considerada como o mal do século.

OBJETIVO

Os objetivos neste estudo são: Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde.

Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da terceira idade dos municípios os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se têm conhecimentos sobre o assunto.

Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação etc.), se os programas são específicos para o grupo e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.

MATERIAIS E MÉTODOS OU METODOLOGIA

O estudo realizou uma pesquisa para verificar o que acontece realmente na pratica visitei 3 academias sendo num total de 8 profissional de educação física, aonde conversei espontaneamente sobre o assunto sobre atividade física e o sedentarismo

RESULTADO E DISCUSSÃO

Antes de descrever sobre os benefícios da atividade física para os pacientes sedentarismo temos que definir primeiramente sobre o que é sedentarismo? Ele é caracterizado pela falta de atividade física no ser humano, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública e por muitos profissionais da saúde, também é considerada como o mal do século.

No envelhecimento ocorre um declínio progressivo em todos os processos fisiológicos, o esqueleto humano, muitas vezes visto como algo incapaz de se adaptar e sofrer alterações estruturais passa por extensas e constantes remodelações para responder aos estímulos ambientais, mesmo após alcançar o pico da massa óssea. O envelhecimento do tecido ósseo leva a uma perda óssea considerável de matriz extracelular, o que pode ser agravado com a inatividade física. A aceleração do declínio ósseo pode gerar a osteoporose, caracterizada pela redução de densidade mineral óssea, que conduz a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fraturas, além de ser considerada importante questão de saúde pública, em função da elevada prevalência e os efeitos na saúde física e social das pessoas idosas, desencadeando gastos com o tratamento e reabilitação.

A prática sistematizada de exercícios físicos pode ser considerada uma estratégia de saúde pública de fundamental relevância, indiferente da faixa etária que se encontra o indivíduo, a intervenção por intermédio do exercício físico pode fornecer aos idosos uma estratégia alternativa para manutenção da saúde, como também pode melhorar a força muscular e funcionalidade física, estabilidade e peso corporal.

Sabemos também que o exercício físico e de fundamental importância para a saúde dos pacientes com sedentarismo, com isso à grande preocupação em reduzir os índices de sedentários, exige que todos os profissionais da saúde como: médicos, nutricionistas e educadores físicos, tenha o compromisso de diminuir esses índices que e divulgado pelas mídias. Para que os hábitos sedentários sejam deixados de lado, as pessoas devem ter consciência de que a atividade física deve ser introduzida na rotina de forma gradativa, afim de prevenir possíveis lesões que possam acontecer no período de adaptação. Recomenda-se que as atividades sejam assistidas por um profissional da saúde, para que os movimentos sejam reeducados e executados de forma correta, sem que haja risco de lesionar alguma estrutura corporal.

Temos que ressaltar para o nosso paciente sedentário os benefícios da pratica de atividade física para a sua saúde como: melhora a funcionalidade do organismo e todos os seus sistemas; diminuição do risco de morte prematura; Redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc; melhora a condição e a funcionalidade cardíaca e respiratória; melhora a mobilidade articular e a força muscular; auxilia na manutenção do peso, dos níveis de gordura corporal e de massa magra; auxilia na prevenção de patologias como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras patologias incapacitantes; melhora a sensação de prazer e bem-estar, sendo um grande aliado nos tratamentos de ordem psicológica; proporciona alívio de tensão muscular; diminuição das dores no corpo decorrentes do estresse ou desuso ou seja a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Com isso ressaltamos a importância da atividade física na prevenção, manutenção e recuperação da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com