TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da atividade física para o aparelho locomotor dos pacientes com sedentarismo

Por:   •  8/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MARCELO CORREA DE BRITO JUNIOR – R.A. 8100558

Benefícios da atividade física para o Aparelho Locomotor dos pacientes com hipertensão

Trabalho apresentado ao Centro Universitário      Claretiano, para a disciplina de Anatomia Humana, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Edson Alves de Barros Junior.

(CLARETIANO - CUIABÁ)
2021

Descrição do Projeto

Observa -se, na população em geral, um aumento significativo de casos de pessoas com hipertensão arterial. Vários fatores colaboram para que esta doença se desenvolva e, dentre elas, podemos citar:  inatividade física, álcool, alimentação, distúrbios hormonais e o próprio processo do envelhecimento. Sabemos que a hipertensão arterial pode ser prevenida e até, e muitos casos, conseguimos sua reversão ou mesmo que os quadros não agravem. Para que o melhor aconteça ou que a doença não se instale, a medicina, a nutrição e a educação física serão muito importantes.  

OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivo aprofundar e conhecer mais sobre a hipertensão, o que causa e quais são os tratamentos. Compreender como a atividade física pode ser benéfica como tratamento ao aparelho locomotor e a prevenção. Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação etc.), se os programas são específicos para o grupo e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos além de verificar se há profissionais no mercado com a capacidade para indicar exercícios para essas pessoas. Entender também como as pessoas reagem a doença, ao tratamento e ao estilo de vida que deve ser levado.

METODOLOGIA    

Os alunos deverão pesquisar sobre os benefícios do exercício físico, o condicionamento físico de pessoas com hipertensão arterial.

Benefícios da atividade física para o aparelho locomotor dos pacientes com hipertensão

A hipertensão é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.  A hipertensão arterial é, na maior parte do seu curso, assintomática, implicando na dificuldade de diagnóstico precoce.

Os profissionais de saúde da Atenção Primária têm papel fundamental nas ações individuais e coletivas de controle da hipertensão artéria, como identificação do grupo de risco, diagnóstico precoce, conduta terapêutica e educação em saúde.

Podemos dizer que a hipertensão força o coração a trabalhar mais, ou seja, com maior intensidade do que o normal, pois dessa forma ele trabalha para expelir o sangue   no ventrículo esquerdo contra uma maior resistência.   A hipertensão   provoca uma maior tensão nas artérias e arteríolas sistêmicas. Com o passar o tempo, essa tensão acarreta em uma dilatação do coração e as artérias e arteríolas fiquem endurecidas e me nos elásticas. Finalmente, esse processo pode resultar em até rosclerose, ataques cardíacos, insuficiência a cardíaca, derrame cerebral e insuficiência renal  (KE NNE Y; W IL MO RE ; C OS T IL L , 2013)

     

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

Atividade física junto a uma ingestão alimentar mais saldável, traz vários benefícios para todas as pessoas, principalmente para as que possuem hipertensão arterial. A ingestão de sódio em excesso junto de uma dieta com excesso de calorias, pode gerar como por exemplo o aumento do colesterol. O exercício físico melhora o controle do colesterol e diminui os riscos de doenças cardiovasculares e coronárias. Durante o exercício, o corpo tem uma redução nos níveis colesterol, que acontece devido ao aumento do gasto energético, que pode elevar a lipólise. Sendo assim, as atividades físicas regulares auxiliam e trazem inúmeros benefícios no combate a hipertensão artéria, a organização mundial da saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).

Fazer exercícios aeróbicos melhora o consumo de oxigênio e o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório. São treinamento simples, como natação, bicicleta, esteira, caminhadas e corridas. Exercícios moderados ajudam a manter a pressão sanguínea. E exercícios mais intensos ajudam na redução de peso com melhora do quadro de hipertensão além de restaurarem a função endotelial e reduzirem a rigidez das artérias. Exercícios de resistência, aumentam o gasto energético e melhoram a qualidade de vida, além de melhorar a resistência à insulina e ao controle da glicose sanguínea. Esse tipo de atividade física aumentam a massa e a força muscular e melhorar a densidade óssea, contribuindo para a prevenção da perda de massa e a diminuição da força muscular esquelética com o envelhecimento (sarcopenia) e osteoporose.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de prescrever qualquer atividade física para o paciente com Hipertensão arterial.

Apesar dos exercícios trazerem benefícios para esses pacientes, há o risco a saúde a até de morte súbita em pacientes hipertensos que têm doenças cardíacas e coronárias.

Desse modo, recomenda-se que seja feita avaliação cardiológica e neuropática antes de dar início a pratica de exercícios físicos.

Pacientes hipertensos devem ser supervisionados por profissionais de educação física, para realização dos exercícios físicos, pois será de suma importância a orientação de forma individualizada. Para que os exercícios físicos tragam benefícios ao paciente hipertenso, é fundamental monitorizar a frequência cardíaca e a pressão arterial, realizar ingesta hídrica antes, durante e após a atividade física.

Também e sempre importante terminar a atividade física com uma sessão de exercícios de alongamento.

Para que exista uma reversão significativa no quadro mundial de pandemia, onde hoje a hipertensão arterial está entre os 10. Precisa haver uma buscam cada vez maior, por mudança no estilo de vida e frequência na pratica de exercícios físicos como tratamento para melhora da qualidade de vida. Temos bastante profissionais da área, mas nem todos procuram saber mais afundo sobre o tema e não estão capacitados para dar uma orientação adequada. Devemos incentivar essas pessoas a praticar os exercícios, mas o profissional de educação física precisa estar capacitado e intender sue papel na promoção da saúde, para melhor atender essa demanda crescente de alunos com quadro de hipertensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (112.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com