TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO SOBRE O CORPO

Por:   •  10/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

Primeira Atividade – Portfolio 1

A diferença entre as células eucarióticas e procarióticas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa

As principais organelas que compõem uma célula eucariótica animal são: retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, mitocôndria, centríolos. O retículo endoplasmático liso apresenta como funções a síntese de lipídios e a desintoxicação. O retículo endoplasmático rugoso, por sua vez, relaciona-se com a síntese de proteínas. O complexo golgiense, por sua vez, está relacionado com modificação, armazenamento e secreção de substâncias. Os lisossomos são organelas relacionadas com a digestão intracelular e também com a reciclagem de materiais orgânicos da célula. Essas organelas são típicas da célula animal, não sendo observadas em células vegetais. Já os peroxissomos se destacam por promover reações em que o peróxido de hidrogênio é formado e degradado. Essa organela está relacionada com a oxidação de moléculas tóxicas. As mitocôndrias são organelas extremamente importantes, sendo denominadas, por muitos autores, de “casas de força” das células. É nas mitocôndrias que ocorre a respiração celular, um processo que leva à produção de ATP para a célula.

Os centríolos estão relacionados com o processo de divisão celular. Frequentemente são indicados como organelas exclusivas da célula animal, porém eles ocorrem na maioria das células eucariontes, não estando presentes apenas nas células não flageladas das plantas, algas vermelhas e fungos.

A membrana plasmática é uma estrutura presente em todas as células e caracteriza-se por ser constituída por uma dupla camada lipídica onde estão embebidas algumas proteínas. Tem uma estrutura celular que atua delimitando as células, separando o interior celular do ambiente e funcionando como uma barreira que seleciona o que entra e o que sai. Essa estrutura possui espessura de cerca de 7,5 a 10 nm e é composta por uma dupla camada de fosfolipídios, na qual encontramos proteínas inseridas.

A mitose é um processo de divisão celular, contínuo, onde uma célula dá origem a duas outras células. A mitose acontece na maioria das células de nosso corpo. A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular: Modificação no núcleo de início se observa um aumento do volume nuclear. Isso ocorre porque o citoplasma cede água ao núcleo. A prometáfase começa com a desintegração da carioteca. Quando isso acontece, os cromossomos caem no citoplasma e dirigem-se à região equatorial da célula, aonde vão se prender as fibras do fuso por meio de centrômero. Na metáfase os cromossomos presos ao fuso pelo centrômero, encontram-se no plano equatorial da célula formando a chamada placa metafásica ou equatorial. A anáfase inicia-se no momento em que o centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente, separando as cromátides-irmãs. Assim que separam, as cromátides passam a ser chamadas de cromossomos-irmãos, e são puxados para os polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso. Telófase é a última fase da mitose. Nela ocorre praticamente o inverso do que ocorreu na prófase e início da prometáfase. A carioteca se reorganiza, os cromossomos se descondensam, o cinetócoro e as fibras cimetocóricas desaparecem e o nucléolo se reorganiza (com a descondensação dos cromossomos inicia-se a síntese de RNA e consequentemente o núcleo reaparece).

A difusão simples é o processo é um dos quatros transportes entre a membrana plasmática no qual moléculas e íons são transportados, de forma natural, do local onde estão em maior concentração para o local onde se encontram em menor concentração e sem gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo, que ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto, sem gasto de energia. Nesse tipo de transporte, a água atravessa a membrana plasmática no sentido do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo, sem gasto de energia, que conta com a ajuda de uma proteína da membrana que atua como carregador. O transporte ocorre a favor do gradiente de concentração. E o transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, com a ajuda de uma proteína transportadora. Entretanto, ela acontece contra o gradiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com