TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA E PEDAGOGIA DA NATAÇÃO

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

ADENILDO VIEIRA DA SILVA

ANDRÉ LUÍS BATISTA SANTANA

GABRIEL GOMES OLIVEIRA

JOSIMAR MESSIAS LEMOS

MAURICIO EDUARDO

[pic 2]

CULTURA E PEDAGOGIA DA NATAÇÃO

[pic 3]

Plano de Aula Natação

Ano: 2016/ Semestre: 3/ Duração: 48hs/ Crianças de: 10 a 13 anos

Disciplina: Educação Física

Professores: 

Adenildo Vieira / André Sant`Ana / Josimar Messias / Gabriel Gomes / Mauricio Eduardo.

Objetivo:

        Que ao final da aula os alunos que ainda não tiveram contato com natação possam ter e reconheça fundamentos básicos do nado “crawl”. 

Conteúdo:

-Ensinar a ter controle sobre água, controlar respiração e o afundar. 

-Passar movimentos corretos da forma do nado crawl tanto nas braçadas quanto nas pernadas. 

-Mostrar o mergulho, avançar as braçadas as pernadas a respiração junto com um mergulho.

-Serão necessário 3 (três) aulas de 60 minutos por semana, de segunda, quarta e sexta feira durante 4 meses. 

 

Estratégia:

Primeiro mês

        Primeira semana: para a criança ter um vinculo de confiança com água mostrando os limites da piscina por fora, profundidade, comprimento e largura. Demonstrar também a respiração do lado de fora da piscina para tentar fazer a pratica de fora pra dentro com atividades lúdicas. Antes de ensinar nado crawl, é preciso garantir-se de que todas as pessoas envolvidas estão em segurança. Jamais vire as costas para um novato, Esteja ciente dos perigos envolvidos na natação, que incluem afogamento, segunda semana: ao entrar na água, fazer brincadeiras com bolas, pranchas e espaguetes junto a isso já estimulando a respiração com a cabeça dentro da água, terceira semana: os alunos devem afundar e proporcionar uma brincadeira como caça ao tesouro, para fortalecer  a respiração e domínio sobre a água. Todos devem entrar na água para ter o contato direto e reconhecer seu limite, (confiança com ambiente) deixar-los ter o seu tempo de experimentação e saber respeitar todos mesmo que demore a perde o medo, Quarta semana: Será uma aula livre com a proposta diferenciada aonde o aluno ira transformar atividades realizadas no decorrer do mês com semelhança ao aprendizado. E assim fazendo dos alunos uns seres mais críticos, autônomos e protagonistas.

 

Segundo mês

        Primeira semana: passamos a pernada do nado crawl, usamos a borda para praticar o movimento das pernadas onde um aluno observa o movimento do professor e ira praticá-lo dentro do seu limite aos poucos se coordenando com o movimento, segunda semana: pode usar o que aprendeu da pernada transferir da borda para o meio da piscina, terceira semana: deixar ou acompanhar o aluno no deslocamento de uma ponta para a outra usando diferentes materiais. Quarta semana: Será uma aula livre com a proposta diferenciada aonde o aluno ira transformar atividades realizadas no decorrer do mês com semelhança ao aprendizado. E assim fazendo dos alunos uns seres mais críticos, autônomos e protagonistas.

Terceiro mês

        Primeira semana: começamos a trabalhar com as braçadas, realizamos o movimento em um circulo onde todos possam ver, com um aluno mais habilidoso ou o próprio professor. Após essa demonstração todos iniciará o movimento individual, segunda semana: será mostrado o movimento mais técnico da braçada para diminuir o trabalho e  ser mais ágil em seu nado, terceira semana: realizaremos atividades com as braçadas, pernadas e respiração. Quarta semana: Será uma aula livre com a proposta diferenciada aonde o aluno ira transformar atividades realizadas no decorrer do mês com semelhança ao aprendizado. E assim fazendo dos alunos uns seres mais críticos, autônomos e protagonistas.

 Quarto mês

         Primeira semana: passamos a usar o mergulho e saída do bloco, serão realizadas pequenas demonstrações na piscina em seguida será executada pelos alunos, segunda semana: será passado como se deve mergulhar ate chegar às braçadas, terceira semana: inclui mergulho, saída do bloco, braçadas, pernadas e respiração. Quarta semana: Será uma aula livre com a proposta diferenciada aonde o aluno ira transformar atividades realizadas no decorrer do mês com semelhança ao aprendizado. E assim fazendo dos alunos uns seres mais críticos, autônomos e protagonistas.

Primeiro mês

1ª Semana:

Segunda- A criança ter vinculo de confiança com água mostrando.

Quarta - Mostrar limites da piscina por fora, profundidade, comprimento e largura. 

Sexta- Demonstrar também a respiração do lado de fora da piscina para tentar fazer a pratica de fora pra dentro com atividades lúdicas.

2ª Semana:

Segunda- ao entrar na água, fazer brincadeiras com bolas, pranchas e espaguetes.

Quarta - já estimular a respiração com a cabeça dentro da água.

Sexta- Treinar controle da respiração.

3ª Semana:

Segunda- os alunos devem afundar e proporcionar uma brincadeira como caça ao tesouro.

Quarta- Fortalecer  a respiração e domínio sobre a água.

Sexta - Todos devem entrar na água para ter o contato direto e reconhecer seu limite.

4ª Semana:

Segunda/Quarta/Sexta- Será uma aula livre com a proposta diferenciada aonde o aluno ira transformar atividades realizadas no decorrer do mês com semelhança ao aprendizado.

Segundo Mês

1ª Semana:

Segunda- passamos a pernada do nado crawl.

Quarta- usar a borda para praticar o movimento da pernada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (231.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com