TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

Por:   •  3/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

AMANDA STHEFANY DE SOUZA RIBEIRO

DENISE DUTRA PEREIRA

IURY SUZANO

LEANDRO PONTES

FISIOLOGIA HUMANA GERAL

VITÓRIA - ES

2020

1. Podemos classificar o transporte de moléculas e íons em passivo e ativo. No transporte passivo classificamos em três tipos: difusão simples, osmose e difusão facilitada. Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade, nesse caso, o que ocorre é um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma. A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas. A osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares, que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. Essa diferença de concentração faz com que a água entre no interior das raízes e seja levada posteriormente para o restante da planta. Já a difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora. Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser transportado. Após a ligação, elas sofrem uma modificação que faz com que o soluto seja levado de um lado para outro. Vale destacar também que a difusão facilitada pode ocorrer por meio de transportadores inespecíficos. O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.

2. - a) Explique o que é potencial de ação.

Para fisiologia, o potencial de ação é um evento elétrico, que ocorre em células excitáveis e é um evento tudo-ou-nada: ele pode ou não ocorrer, mas, quando ocorre, será sempre do mesmo tamanho (não é proporcional ao tamanho do estímulo).Ele é caracterizado por uma variação brusca do potencial de membrana, ocasionado por um estímulo. A célula excitável que estava em repouso, recebe um estímulo que atinge seu limiar de despolarização, e após passar por três etapas (despolarização, repolarização e hiperpolarização) conclui o potencial de ação com estímulo inibitório, gastando 1 molécula de energia ATP (adenosina trifosfato) para fazer o transporte dos íons. Assim, o potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso.

b) Desenhe um gráfico com o potencial de ação no nervo, descreva as etapas

existentes nesse potencial (identificando no gráfico), quais canais estão ativos em cada uma dessas etapas e seus respectivos íons.

Inicialmente a célula nervosa se encontra em potencial de repouso, isso quer dizer que a célula está polarizada (o interior da célula está negativo em relação ao exterior). A diferença de potencial do neurônio é aproximadamente -75mV.

Na primeira etapa, acontece a despolarização (entrada de potássio). A célula excitável recebe um estímulo nervoso, que de repouso é elevada até o limiar de disparo ou o ultrapassa, desencadeando o potencial de ação. Assim as membranas celulares abrem os canais Na+ (sódio), ficando com seu interior mais positivo e seu exterior mais negativo. A diferença de potencial nesta fase é aproximadamente +45mV.

Na segunda etapa, acontece a repolarização (saída de potássio, K+). A grande quantidade de Na+ que entrou dentro da célula estimula o fechamento dos canais de Na+ e gera a abertura dos canais de K+, ocorrendo a saída de K+. Assim, ocorre a bomba de sódio-potássio que transporta ativamente: 3 moléculas de Na+ para fora da célula e repondo pro interior da célula, 2 moléculas de K+ (tornando o exterior mais positivo e o interior mais negativo). Ela faz com que a diferença de potencial de membrana volte a ser -75mV (retornando ao valor do potencial de repouso).

Na terceira etapa, acontece a hiperpolarização, quando a célula recebe um estímulo inibitório, ocasionando a saída de K+ e entrada de Cl- (cloro), tornando o meio interno mais negativo e o meio externo mais positivo, o que inibe a propagação do potencial de ação. Nesta fase, a diferença de potencial pode chegar até a -90mV.

c) Além disso, explique quais são as forças que estarão presentes para que ocorra influxo ou efluxo dos íons.

A corrente de influxo é determinada quando o fluxo de cargas positivas segue em direção ao interior das células, assim as correntes de influxo despolarizam o potencial de membrana. Ocorre quando os canais de Na+ estão abertos, e ocorre um influxo imediato de grande quantidade de íons Na+, levando a despolarização da célula. Quando o potencial da membrana atine valores positivos, os canais vão se fechando e diminui o influxo da quantidade de Na+.

A corrente de efluxo é determinada quando o fluxo de cargas positivas segue em direção para fora de célula, assim as correntes de efluxo hiperpolarizam o potencial de membrana. Ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com