TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching Esportivo: Uma Estratégica em Gestão de Pessoas

Por:   •  12/6/2022  •  Artigo  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Coaching Esportivo: Uma estratégica em Gestão de Pessoas.

        O sedentarismo é um grave problema de saúde na atualidade, resultando em várias patologias. A OMS aponta que na atualidade um a quatro adultos é sedentário, e entre os adolescentes, de 11 a 17 anos, quatro em cada cinco são sedentários (OMS, 2018). E este problema vem se evidente ao passo do aumento da expectativa de vida da população mundial, e consequentemente na população brasileira. É considerado idoso o habitante de país em desenvolvimento com 60 anos ou mais e o habitante de país desenvolvido com ou acima de 65 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu último relatório técnico Previsões sobre a população mundial, elaborado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, nos próximos 43 anos o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será três vezes maior do que o atual. Os idosos representarão um quarto da população mundial projetada, ou seja, cerca de 2 bilhões de indivíduos, no total de 9,2 bilhões. Uma das ferramentas mais poderosas de combate ao sedentarismo e a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida é a atividade física.

A atividade física sistematizada como promotora de saúde já é disseminada há décadas pela comunidade científica e a comprovação da prática regular dessa atividade se mostra eficaz e efetiva com base em respostas positivas e significativas na redução de morbidade e mortalidade de indivíduos ativos. (fulano de tal, 2018). Atualmente um número cada vez maior de estudos e documentos comprovam e relatam os benefícios da pratica da atividade física regular para a manutenção e melhora da saúde. (João Carlos, 2107), ( Pedro Bó, 2016), (Tião Carreiro, 2018). Pesquisadores nas áreas de exercício físico, Educação Física e Medicina do Exercício e do Esporte, pelos métodos de pesquisa epidemiológica, já demonstraram que tanto a inatividade física como a baixa aptidão física são prejudiciais à saúde. (Pedro, 2017), (André, 2018). A falta de tempo aliada a hábitos inadequados favorecem o desenvolvimentos a diversas patologias, como exemplo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que podem levar a incapacidade prematura e a dependência de terceiros. Uma intervenção com exercícios regulares, acompanhada de um profissional habilitado, aliada a uma mudança de hábitos alimentares e comportamentais pode melhorar a capacidade funcional do individuo, podendo prevenir, retardar ou mesmo minimizar essa dependência, seja em cardiopatas ou não.

Dentre a s possibilidades de um acompanhamento às atividades físicas assistidas atualmente tem se apresentado a modalidade de “coaching esportivo”. (Lucas e Mateus, 2018). Este profissional avalia as prescrições e orientações médicas dos pacientes, prepara as atividades a serem desenvolvidas conforme os objetivos e acompanha sistematicamente a execução destas atividades. (João Neto e Frederico, 2017). O objetivo principal desse profissional é a assistência e a melhora no desempenho de seu aluno. Assim o presente artigo visa identificar a eficácia do coaching esportivo no alcance de objetivos de seus interventores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com