TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tempos de Educação Artística na Escola

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

Tempos de Educação Artística na Escola

“Em meus tempos de escola tinha aulas de Educação Artística onde a professora nos dava o material e tínhamos que usar nossa criatividade para fazermos nossa arte. Recordo-me de meu primeiro trabalho que foi fazer um porta retrato com jornal. No final fiquei feliz com o resultado, pois nunca tinha feito coisa igual antes, tirei nota 10. As aulas de educação artística eram divertidas, porque sempre fazíamos coisas diferentes, utilizávamos materiais diversos como argila, barbantes, jornais, garrafas, tintas e vários outros. Minha professora era muito prestativa e nos deixava a vontade para desenvolvermos nosso lado artístico, sempre elogiava mesmo não estando um trabalho perfeito, às vezes dava algum palpite, mas sem interferir em nossas criações.”

“Em meus tempos de escola nos desenvolvíamos desenhos de cenários naturais, visitávamos o pátio do colégio, observávamos as coisas e depois tínhamos que relatar através de desenhos tudo isso.

Usávamos os matérias mais simples, papel, lápis de cor, também algumas vezes usávamos isso raramente, revistas jornais recortes e outros materiais principalmente em datas comemorativas para fazer algum artesanato, lembro deste que a professora pediu uma foto minha com meu pai, para fazermos um quebra-cabeça com palitos.”

“Meus tempos de educação artística na escola eram muito bons, recordo- me muito bem de uma aula de artes que a professora nos deu revistas, e pediu que os alunos recortassem de varias formas diferentes, pois iriamos colar em um vidro, tinha muitas atividades de pintar com desenhos mimeografados. A professora nós auxiliava com os desenhos, mas não podíamos pintar de outras cores a não ser aqueles lápis designados por ela para pintar.”

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

A educação é transformação do sujeito crítico e criativo com base na sua vivência com mundo. Ouvimos falar de mudança na educação, temos comparado o ensino de antigamente com o de hoje, mais se analisarmos bem poucas coisas de fato mudou as escolas estão vivendo praticamente da mesma forma. Temos que entender a necessidade e perceber esse processo que será ponto fundamental para uma percepção mais ampla de um mundo tão moderno. Analisar criticamente nossas ações e condutas cotidianas em uma escola possibilita ampliar nossa visão e buscar a construção de uma nova visão, que transpassem os limites do tradicional e que possam ousar na construção da criatividade de cada criança. Aprender Arte envolve situações nas quais o aluno possa estar atento, tanto no lugar de quem produz, como no que tenha oportunidade de ler e interpretar o mundo, atribuindo significados para o seu processo de fazer . O ensino da arte deve conduzir, sobretudo, à formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado. Possibilitando o acesso ao conhecimento, sobre os saberes específicos das Arte, gerando assim a compreensão dos diferentes estilos, com formas de representação do mundo presente linguagens artísticas.

Habilidades a serem desenvolvidas

Uma forma de evitar conflitos é o diálogo, devemos sempre orientar e levar nossos alunos a dialogarem. Valorizar a pluralidade e os aspectos socioculturais de cada individuo, temos que respeitar as etnias, crenças, sexos etc. não sendo preconceituosos ou discriminador. Devemos ter atividades que desenvolvam a criatividade e ao mesmo tempo a recreação podemos fazer atividades coletivas que envolvam as regiões mostrando aos alunos os diferentes tipos de etnias, crenças e posição social. Com os cuidados com o corpo podemos fazer atividades diárias de cuidados com o corpo fazendo uso de musicas alegres e com pequenos gestos representando as partes do corpo. Pedir que os alunos se expressassem através de desenhos da musica e etc. Acredito que através da musica a criança pode se expressar, adquirir e construir seus conhecimentos, temos que levar a criança a tirar suas próprias percepção de mundo leva-la a questionar a realidade em sua volta temos que fazer passeios em museus, fazer releitura de pinturas levar a criança a ser um cidadão critico reflexivo levar a criança ter um pensamento artístico estimular a imaginação e criatividade estimular as crianças comparar o espaço representado na pintura com o espaço em que vive, o professor deve fazer questionamentos com o aluno leva-lo a manifestar suas emoções e pensamentos, aguce os alunos a terem percepção do espaço em que vivem. Devemos ter consciência que existem muitos jeitos de fazer arte, o pequeno artista pode cantar, tocar, fotografar, pintar, desenhar, representar, esculpir, dançar, construir, fazer gravuras, filmar. Temos que explorar as diferentes formas de linguagem: A música é a arte na qual expressamos as emoções por meio de sons, devemos trabalhar com a música em sala para que as crianças percebam os ritmos, sons com corpo, sons com objetos e instrumentos musicais. Deve-se perceber que cada criança tem um jeito próprio de tocar e cantar, construir um instrumento de corda juntamente com os alunos. A dança é a arte pela qual expressamos nossas emoções por meio de movimentos corporais. Muitas vezes ou sempre a musica nos leva a dançar. As pessoas movimentam o

corpo para acompanhar o ritmo e a melodia das canções, sejam elas cantadas ou tocadas. Muitas vezes as pessoas, ao dançar, também cantam. As pessoas podem se expressar, brincar de ciranda que é uma dança coletiva da qual podem participar todos e facilitar no movimento, não há limite de participante. A dança nos ajuda a fazer amizades dançar faz com que as crianças se aproximem resolva seus conflitos e sem contar que divertido. Na dança podemos realizar diferentes movimentos com o corpo: sapatear, saltar, girar, caminhar, abaixar levantar, balançar, os braços, chutar corre etc. O teatro é a arte de representar a vida, podemos utilizar a voz e o corpo para representar as palavras, levamos os alunos a contar histórias usando expressão corporal ao brincarem de faz de conta, há outras formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com