TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento sobre o corpo

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Cite as estruturas (órgãos) que compõem o sistema uri¬nário.

O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

2)Conceitue tampão, ácido e base.

Tampão é qualquer substância que tem a capacidade de se ligar de forma reversível a íons hidrogênio. Por exemplo, o gás car¬bônico combina com a água reversivelmente para formar o ácido carbônico, em um sistema de equilíbrio químico com a presença da enzima anidrase carbônica.

Ácido é definido como toda substância que, em meio aquoso, se dissocia, for¬mando íons H+, e base é toda substância que, em meio aquoso, se dissocia, formando íons OH+.

3)Explique, de forma resumida, o que é o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

O sistema renina-angiotensina-aldosterona está envolvido, especialmente, no controle do volume do LEC e da pressão arte¬rial. As células justaglomerulares renais liberam, na corrente san¬guínea, a renina, que chega até o fígado, em que sofrerá transfor¬mação pela ação do angiotensinogênio. A renina é transformada, então, em angiotensina I, que, de volta à corrente sanguínea, se dirige até os pulmões, onde sofrerá a ação da enzima conserva¬dora de angiotensina (ECA), transformando-a em angiotensina II, que tem a função de promover vasoconstrição e estimulação de aldosterona.

4)Por que é importante estudar o equilíbrio ácido-base?

Estudar o equilíbrio ácido-base é importante, pois com base nesses conhecimentos, desvios de pH podem ser clinicamente cor¬rigidos, evitando óbitos. Além disso, é importante para os educa¬dores físicos, pois sabe-se que a acidose não corrigida é um fator limitante do exercício físico intenso e, finalmente, por questões evolutivas, para entender as adaptações de animais a condições de pH adversas.

Unidade 6

1)Quais são os eventos da respiração?

1) ventilação pulmonar, que se refere à entrada e à saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares;

2) difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre os al¬véolos e o sangue;

3) transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no san¬gue e nos líquidos corporais para e das células;

4) regulação da ventilação e de outros aspectos da respi¬ração.

2) O que é ventilação? Ela é regulada com o exercício?

A ventilação (Ve) refere-se à entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares, ou seja, o volume de ar mo¬bilizado pelos pulmões (volume corrente) multiplicado pela fre¬quência respiratória (FR) (número de ciclos respiratórios a cada minuto), expresso em L/min. Durante o exercício, o consumo de O2 pode subir dos habi¬tuais 250 ml/min para até 3000 ml/min.

3) O que mais é alterado no sistema respiratório no exer¬cício?

O organismo responde a esse aumento da demanda da seguinte forma: Aumentando o débito cardíaco. Aumentando a ventilação. Aumentando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com