TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre o Corpo II

Por:   •  20/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina:  Conhecimentos sobre o corpo II

Tarefa: Análise cinesiológica de atividade desportiva

Nome: Roberson Nogueira Lopes

RA:  1128251

Turma: DGEF1302SMG1P

Parecer do Tutor:

 A Educação Física escolar tem como um de seus objetivos instituir uma interação e socialização entre seus alunos visando uma qualidade de vida, incluindo em seus estudos o saber sobre a motricidade humana, utilizando disciplinas do conhecimento, como a cinesiologia, biomecânica e fisiologia do exercício.

Segundo Raiol et al (2010), com o crescimento dos estudos a respeito da motricidade humana, a educação física vem ascendendo mais no âmbito escolar. O estudo do mesmo aborda a ampliação das capacidades motoras com o crescimento e treinamento realizado do inicio até o final da infância, sempre dentro do cotidiano da vida escolar e também no que se refere à atividade física. Revelou a grande importância do profissional de educação física no método de orientação e treinamento, otimizando assim, o desenvolvimento das capacidades motoras.

Já no estudo de Amadio e Serrão (2011), ocorre a contextualização da biomecânica, debatendo aspectos arrolados ao movimento humano e dos conhecimentos de natureza objetiva para a prática profissional da educação física. A ênfase deste trabalho esta na melhor desempenho esportivo, controle de lesões e a qualidade de vida. Entretanto quando se fala no trabalho de werk et al (2009), é revelada a importância da aptidão física para uma boa saúde. Além disto, numa amostra que continha 280 escolares, utilizando-se de medidas como o índice de massa corpórea, força, resistência abdominal e flexibilidade os resultados obtidos não foram satisfatórios demonstrando a necessidade do profissional de educação física atuante dentro da escola o mais precoce possível.

Contudo, para Torri et al (2007), que buscou investigar aspectos da educação do corpo, focando em um programa de esporte escolar, onde foi realizados observações sistemáticas dos treinamentos e competições, além de entrevistas narrativas e levantamento de dados das instituições. O artigo discorre sobre o treinador e a equipe, representações e expectativas do futebol para as crianças e a formação que o esporte e a escola proporcionam.

Para Avelar et al (2000), existe uma estreita relação entre a biomecânica e a maturação do sistema nervoso, e este último sabe-se que anda em paralelo com o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Portanto seria vital importância para o profissional de educação física a compreensão dos fenômenos físicos que ocorrem no corpo humano enquanto realiza tarefas infantis.

AUTOR

TÍTULO

OBJETIVO DO ESTUDO

ATIVIDADE APLICADA

RESULTADO

Raiol et al (2010)

Aulas de educação Física na infância: capacidades motoras, crescimento e princípio do treinamento.

Enfocar o aspecto do Crescimento Físico e do Desenvolvimento Motor, bem como as formas de treinamento e atividades adequadas nas aulas de educação caracterizar a Biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora da qualidade de vida.

Atividades de força, resistência, agilidade, velocidade e flexibilidade, através de brincadeiras como: saltar, dançar, brincadeira (Pira).

Foi identificado que a Educação Física durante a Infância ocupa lugar de destaque no desenvolvimento das Capacidades Motoras e no Crescimento

Amadio e Serrão (2011)

A biomecânica em educação física e esporte.

Caracterizar a Biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora da qualidade de vida.

Salto e corrida

Associada a outras disciplinas, a Biomecânica é uma ferramenta indispensável na determinação dos fundamentos capazes de embasar o planejamento e a aplicação de um programa do treinamento esportivo

 

Werk et al (2009)

Aptidão física relacionada à saúde em crianças de uma escola estadual em Campo Grande/MS.

Analisar o nível da aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de crianças de 7 a 10 anos e as diferenças entre os sexos.

Atividades motoras lúdicas, reeducação nutricional e orientação psicológica.

Os resultados não foram satisfatórios, devendo estratégias ser pensadas a fim de possibilitar o alcance da zona saudável e amenizar os riscos à saúde.

Torri et al (2007)

Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar.

Investigar aspectos da educação do corpo, focando um programa de Esporte Escolar para meninos e meninas de uma escola pública de Florianópolis.

Realizadas observações sistemáticas do contexto das sessões de treinamento e das competições de futebol

Os resultados demonstram que a centralidade do corpo é o elemento fundamental para pensarmos na educação das crianças nas escolas. O esporte como signo civilizador potencializa esse cenário.

Avelar et al (2000)

Importância da biomecânica para o professor de educação física: observando uma brincadeira infantil.

O estudo busca traçar uma relação entre a biomecânica e a maturação do sistema nervoso, destacando a grande importância da primeira na educação física e na compreensão de alguns fenômenos físicos.

Jogo de amarelinha

As forças que atuam sobre o sistema musculoesquelético das crianças são, essencialmente, a força peso e a força de reação do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (339.3 Kb)   docx (260.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com