TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

Claretiano – Centro Universitário

Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado

Tutor: Marcel Frezza Pisa

Aluno: Gabriel Elias Portela do Couto

Título da aula: Aula para aprender e aprimorar os movimentos básicos do voleibol.

Objetivo da aula: o treino terá como objetivo o aprendizado e o aprimoramento dos objetivos básicos do voleibol, pois sem esse aprendizado não é possível ocorrer uma partida adequada de voleibol e quanto melhor for a técnica de execução maior será o nível da partida.

Faixa etária: 11 a 13 anos

Tempo de treino: 50 a 90 minutos.

Aquecimento: iniciaremos o aquecimento formando uma roda com os alunos e o objetivo é arremessar a bola um para o outro dentro da roda, iniciaremos com “toques” curtos e progressivamente iremos arremessando para os indivíduos que estão pensionados mais longe na roda, o arremesso inicial foi um arremesso que inicia por baixo e joga a bola para cima e para frente e depois mudamos para um arremesso que se inicia com a mão atrás da cabeça.

ainda na mesma atividade, como os alunos ainda não se conhecem, para que possa ocorrer um maior entrosamento durante a partida os alunos irão gritar o nome do indivíduo a que pretende arremessar a bola.

Agora trocaremos a bola por balões e jogaremos uma forma de voleibol com balões, essa atividade funcionara da seguinte forma, iremos esticar uma corda na quadra como se fosse uma rede, formaremos 2 times e teremos 10 balões na partida e teremos música, ao iniciarmos a musica a partida começa, o objetivo dos times é arremessar o máximo de balões para o campo adversário e ao terminar a musica e partida acaba e o time que possuir menos balões em seu campo vence.

Agora após o termino do aquecimento iremos iniciar a pratica dos movimentos básicos, começaremos devagar, iniciaremos pelo fundamento saque por baixo, os alunos iniciaram sacando para o companheiro que está mais próximo na roda ( mesma roda do aquecimento) o movimento será da seguinte forma: em pé de frente para o seu colega o aluno devera está com o seu corpo levemente inclinado para frente e com as pernas levemente afastadas uma na frente da outra, a perna contraria do braço que ira sacar devera estar a frente com o afastamento lateral igual a largura dos ombros, a bola devera ser segurada com a mão que não ira sacar, o braço que golpeara a bola devera está estendido para trás, o braço de ataque devera está com a mão espalmada ou fechada ao mesmo tempo que a bola for golpeada ela deve ser solta pela mão que a sustentava e assim ela ser arremessada.

Após os alunos irem dominando o movimento, eles iram aumentando a distância do saque, sacando para os colegas que se encontram mais distantes na roda.

O próximo passo é aprender o saque por cima, o movimento ocorrera da seguinte forma: com as pernas semiflexionadas, coloque o pé esquerdo à frente, braço esquerdo segurando a bola na altura do ombro, braço direito levantado semiflexionado e mão espalmada na altura da cabeça. No momento da execução, arremesse a bola para cima com a mão esquerda (pouca altura), projetando o braço direito para frente e golpeando a bola (usando toda a sua extensão). É normal que o corpo também se projete à frente no final do movimento. Caso o aluno seja canhoto os passos serão os mesmos apenas irá ocorrer a inversão dos movimentos, por exemplo em vez de coloca o pé esquerdo a frente ele colocara o direito e etc. após a explicação do movimento novamente iremos iniciar sacando para o individuo que se encontra mais próximo da roda e progredindo para o mais distante.

Após os dois tipos de saques serem aprendidos iremos treina-los na quadra, formaremos duas filas na linha de fundo da quadra, 2 filas de cada lado e os alunos terão que sacar para a outra fila que se encontra do outro lado, o jeito do saque vai ser alternado, por exemplo, iniciaremos pelo saque por baixo após todos sacarem mudaremos pelo saque por cima e assim iremos alternando.

Passaremos agora para o movimento conhecido como toque, mudaremos a formação dos alunos eles formaram rodas com até 5 integrantes cada para que possam aperfeiçoava o movimento de toque.

Como funciona o movimento: Os joelhos e cotovelos devem estar semiflexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo. A bola deve estar exatamente acima da cabeça no momento do contato. Um pé deverá estar ligeiramente à frente do outro. As mãos devem estar com os dedos estendidos, com um formato arredondado para melhor acomodar bola.

O contato com a bola deve ser feito com a parte interna dos dedos, com uma pequena flexão do punho. Os dedos devem encaixar perfeitamente na bola, como se fossem segurá-la. Os polegares são a base principal, auxiliados pelos indicadores e médios. Os anulares e os mínimos participam menos da execução. Os cotovelos e joelhos deverão estender-se simultaneamente impulsionando a bola (MACHADO, 2006).

Os alunos ficaram praticando esse movimento na roda e assim poderão aprimora-lo de forma satisfatória.

Agora iremos aprender outro movimento e novamente mudaremos a formação dos alunos, agora eles formaram duplas que começaram com os indivíduos próximos um dos outros e após o aprimoramento iram se distanciando, o movimento que será aprendido agora é a manchete.

Como funciona o movimento: a mão direita fechada em punho, junta-se na esquerda e estende apertando-a em seguida, a mão direita, com os dedos rígidos e juntos, estende- se na esquerda que também está com os dedos juntos.

Deve ser realizada com os braços estendidos à frente do corpo. As mãos se unem de forma que seja conseguida a maior simetria possível, além de oferecer uma ampla superfície de contato. As pernas devem estar ligeiramente afastadas, com um dos pés estando um pouco à frente do outro, com os joelhos devendo estar semiflexionados.

O corpo deve estar atrás da linha da bola, sempre direcionado para o local que se pretende enviar a bola. O contato com a bola deve ser feito com o antebraço, jamais com o punho. Deve ser feita uma extensão do joelho e do tronco, além de uma breve elevação dos braços, sem haver a flexão do cotovelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com