TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINA CARBOIDRATO E COMO SÃO CLASSIFICADOS

Por:   •  3/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – ESEFFEGO

DOCENTE: CLAÚDIO CARLOS

DISCENTE: THALLITA GABRIELE MAIA PIRES

NUTRIÇÃO 3. PERÍODO/NOTURNO

QUESTIONÁRIO

1. DEFINA CARBOIDRATO E COMO SÃO CLASSIFICADOS.

R. Carboidrato é a fonte de energia do ser vivo, são moléculas orgânicas formadas por carbono, oxigênio e hidrogênio. São classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

2. OS CARBOIDRATOS POSSUEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS: RESERVA DE ENERGIA E AÇÃO ECONOMIZADORA DE PROTEINA. COMENTE CADA UMA DESSAS FUNÇÕES.

R. Os carboidratos são responsáveis pelas nossas atividades do cotidiano como andar e correr.  É responsável também por elevar o armazenamento antes das atividades físicas, fornecendo energia e nos recuperando depois de um treino.  Economizam proteína para a massa muscular.  

3. QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES DE INGESTÃO DE CARBOIDRATOS POR INDIVIDUOS SEDENTÁRIOS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA?

R. Para indivíduos sedentários a recomendação é de 50 a 60% do valor calórico total da dieta. Enquanto para praticantes de atividade física a recomendação é de 60 a 70% do valor calórico total da dieta.

4. COMO ATUAM OS HORMÔNIOS INSULINA E GLUCAGON NO PROCESSO DE REGULAÇÃO DAS TAXAS DE AÇUCAR NO SANGUE?

R. A insulina reduz a taxa de açúcar no sangue devido ao aumento da utilização da glicose para a produção de energia, lipogênese e glicogênese. Sendo um hormônio anabólico.

O glucagon promove a glicogenólise e a neoglicogênese, promovendo o equilíbrio das taxas de açúcar no sangue.

5. DEPOIS DE ABSORVIDOS OS MONOSSACARIDEOS PODEM TOMAR CAMINHOS DISTINTOS. QUAIS SÃO ESSES CAMINHOS?

R. Podem ser armazenados no próprio fígado e nos músculos, sob a forma de glicogênio. Podem ser levados até as células para a produção de energia, através do ciclo do ácido cítrico. Ou serem convertidos a outros carboidratos necessários como a glicose, ribose e desoxirribose.

6. A PROPORÇÃO DE CARBOIDRATOS UTILIZADOS PARA A PRODDUÇÃO DE ENERGIA DURANTE O EXERCICIO FÍSICO DEPENDE DE QUAIS FATORES? COMENTE.

R. Intensidade do exercício: em exercícios intensos a captação muscular de glicose está aumentada devido ao aumento do fluxo sanguínea e da melhora da eficiência de extração da glicose pelo músculo.

A duração do exercício: no início o glicogênio declina, mantendo sua contribuição para produção de energia em menor proporção a medida em que o exercício continua por 5 a 20 min.

O condicionamento físico: em que aumenta a capacidade para executar aerobicamente, na mesma intensidade. Aumenta o número e o volume de mitocôndrias correspondente ao aumento na capacidade respiratória.

 Níveis inicias de glicogênio: referente a proporção de carboidratos oxidados durante o exercício, determina o conteúdo inicial de glicogênio muscular.

7. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS DURANTE O EXERCICIO FÍSICO?

R.  Retardar a fadiga e manter a performance.  Além de aumentar a utilização da glicose plasmática e inibe a oxidação de ácidos graxos livres. Contribuindo para a produção de energia no músculo esquelético e pode poupar o glicogênio muscular e hepático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com