TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança e ambito escolar

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Dança e Educação Física: A visão do alunados sobre a ausência do conteúdo.

.

¹Graduando do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco.

Autor Correspondente        

Gustavo José Nascimento de Lima

Rua Primitivo de Miranda, 345 Bairro: Matriz, Vitória de Santo Antão

(81) 997020390          E-mail: gustavo04lima@gmail.com

Resumo

     A dança é uma arte, que desde da antiguidade é dada como um aspecto importante no desenvolvimento das capacidades humanas. Este trabalho aborda um pouco sobre sua história, mais o enfoque principal é de como ela estar inserida na escola e de que forma estar sendo trabalhada pelo profissional de educação Física. Pode-se dizer então, que a dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá estar contribuindo para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

Palavras Chaves:

(Dança, alunos, Educação e Escola)

Abstract: Dance is an art, which since ancient times is given as an important aspect in the development of human capabilities. This paper discusses a bit about its history, plus the main focus is on how it is inserted in school and how being crafted by professional of Physical Education. It can be said then that the dance as an educational process , not simply comes down to skill acquisition , but rather , may be contributing to the improvement of basic skills , fundamental patterns of movement, the development of human potential and its relationship with the world. In addition to foster knowledge building process.

Keywords:

(Dance , students, Education and School)

Introdução

      Durante toda história humana, a dança esteve presente, sempre fazendo parte das mais incríveis sociedades. A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, onde homem foi o primeiro a manifestar o movimento de dança, os homens batiam os pés no chão, aos poucos foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos e conjugando os passos com as mãos através das palmas. Ao longo do tempo a dança foi sofrendo algumas modificações, ou seja, cada sociedade foi lapidando-a de acordo com sua região, cultura e costume. Nos dias de hoje, a dança é praticada por todos, em grupos ou individualmente, sendo que a preocupação com a estética corporal se volta para a liberdade de expressão. Essa reflexão traz a dança para todas as pessoas que buscam uma forma de expressar seus sentimentos através do corpo, na busca do autoconhecimento, independentemente de suas limitações físicas.

              A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina da Educação Física, está por sua vez é utilizada muitas vezes de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, onde o foco é apenas manutenção do “corpo”, mesmo fazendo parte dos PCNs (Parâmetros curriculares Nacionais) a dança é pouco contemplada nas aulas de Educação Física. Com isso surge a necessidade de trabalhar a dança na escola não apenas com prática, mais viabilizar outros aspectos integrando assim a prática com o processo ensino aprendizagem, dessa forma trabalhando atividades que colaborem no desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas, também a partir da mesma é possível obter autoconceito, autor realização e autoconfiança através da experiência de movimentos que ofereça a oportunidade de mover-se, aprender por meio do movimentos, ser criativo, aprender padrões básicos de dança e combinar atividades de movimentos com a música, a arte, a ciência, a matemática e a linguagem artística. Tudo isso e mais ainda, pode ser obtido através da dança. Onde existe vida existe movimento e a dança é movimento é expressão de vida, transmissão de sentimentos, comunicação, vivencia corporal e emocional.

          Dessa forma podemos compreender que a dança tem grande valor pedagógico e deve ser incluída e aplicada na escola de forma adequada para que os alunos assim vivenciem e adquiram consciência do próprio corpo, tornando as expressões mais naturais, e com movimentos mais espontâneos. A situação atual da prática educativa das escolas ainda demonstra os alunos com pouca ou nenhuma capacidade de poder crítico-reflexivo, a obrigação dos mesmos em decorar os conteúdos, além da hierarquia entre educador e educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com