TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  17/4/2020  •  Resenha  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

_____________________________________________________________________

AULA 1 -  EXERCÍCIOS FÍSICOS E QUALIDADE DE VIDA

Turma: 1ª Série - EM –

Atividade 1- Leia com atenção o texto abaixo:

Introdução
         A associação entre a prática regular de exercícios físicos e melhor qualidade de vida, tem sido relatada desde os primeiros textos clássicos da medicina. Tal relação tem sido confirmada nos últimos anos através de estudos experimentais e clínicos com melhor abordagem epidemiológica. Estudos epidemiológicos e experimentais têm comprovado a relação positiva entre exercícios físicos, diminuição de mortalidades, perdas de funções e melhora na qualidade de vida.


         O corpo humano é uma máquina perfeita que responde a diversos estímulos ao longo do seu funcionamento vital. O exercício físico que é um desses estímulos, fator importante no controle do peso e gordura corporal, contribuindo para a prevenção e controle de algumas condições clínicas, como doenças cardiovasculares, o diabetes, hipertensão, AVC, artrite, apneia do sono, prejuízo da mobilidade.  

   

         Estudos demonstram que, as pessoas que praticam exercícios físicos quase todos os dias da semana previnem problemas cardíacos e obesidade, apresentam maior resistência ao estresse, melhoria na autoestima e no relacionamento interpessoal, aumento da disposição e estabilidade emocional. Apesar do comumente considerado como a mesma coisa atividade física e exercícios físicos possuem características diferentes: atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um incremento do gasto energético (andar, mastigar, dormir, etc.) já o exercício físico é uma atividade física planejada e estruturada com propósito de melhorar, manter o condicionamento físico, prevenir e controlar doenças.


ATUAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NO ORGANISMO HUMANO:


Cérebro: ​Proporciona sensação de bem estar, melhora a autoestima, reduz sintomas  depressivos e ansiosos, melhora o controle do apetite. O exercício físico estimula a liberação de substâncias que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.
Nariz e Garganta: ​Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral. Estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.
Pulmões: ​Melhora a capacidade pulmonar, aumenta a capacidade de consumo de oxigênio. O exercício físico aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.
Coração: ​Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor), aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse, reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc), aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto. Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.


Barriga (abdômen):​Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado, combate a obesidade. Reduz a gordura e aumenta a massa muscular. O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.
Pâncreas​: Facilita o controle do diabetes. Diminui a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.
Pernas​: Diminui edemas, varizes e o risco de trombose. Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.
Vasos Sanguíneos: ​Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), “derrames cerebrais” e infartos. Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol “bom”), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.
Músculos: ​Fortalece a massa muscular, aumenta a flexibilidade. A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.
Ossos​: Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.
Como funciona: Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).

Referências:

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. P. Exercício na promoção da saúde. Londrina: Midiograf,1995.

NAHAS, M. V.; CORBIN, C. B. Aptidão Física e Saúde nos Programas de Educação Física: desenvolvimentos recentes e tendências internacionais. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 06, n. 02, p. 47-58, 1992a

JUNIOR, A. G.F. et al. Uma introdução à educação física, 1.ed. Ed. Corpus 1999. Vários autores. Educação Física: seu manual de saúde, São Paulo: DCL, 2012.

NIEMAN, D.C. Exercício e Saúde. Como se Prevenir de Doenças Usando o Exercício como seu Medicamento. São Paulo: Manole,1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com