TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUTAS - TRABALHO

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5
  1. FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Curso de Educação Física

Disciplina: Metodologia de lutas

Professor: Ricardo Igor

Aluno: Isadora Caldas Pinho Pessoa Carvalho

Matrícula: 1521265

FICHAMENTO DE CITAÇÕES + TEXTO SENTIDO

LUTAS E ARTES MARCIAIS

Referência do artigo: CORREIRA, W.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 16, n. 1, p.01 – 09, jan./mar. 2010.

CITAÇÕES

“O termo “Luta” de forma recorrente e dinâmica implica um investimento diversificado de representações e significados, o que por sua vez, lhe confere uma dimensão polissêmica. Como exemplificação, temos as noções de lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais. No sentido lato, temos a situação em que o referido termo se circunscreve no contexto dos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais e, invariavelmente, por conteúdos humanos contraditórios e ambivalentes. ” (p. 01)

“ “Arte Marcial” faz referência a um conjunto de práticas corporais que são configuradas a partir de uma noção aqui denominada de “metáfora da guerra”, uma vez que essas práticas derivam de técnicas de guerra como denota o nome, isto é, marcial (de Marte, deus romano da guerra; Ares para os gregos) (FRANCHINI et al., 1996). ” (p. 01)

“Desta forma podemos identificar que a expressão “arte” nos sinaliza para uma demanda expressiva,inventiva, imaginária, lúdica e criativa, como elementos a serem inclusos no processo de construção de certas manifestações antropológicas ligadas ao universo das Artes Marciais. Já o termo marcial, relacionado ao campo mitológico faz alusões à dimensão conflituosa das relações humanas ” (p. 02)

“Nesta perspectiva, as lutas e as artes marciais podem ser vistas como construções identificadas e inerentes ao patrimônio cultural de diversos povos e, sobretudo, como um fenômeno relevante inserido na dinâmica da sociedade contemporânea e no processo da globalização (BACK; KIM, 1984; DONOHUE, 2005; GOODGER, 1982; STRATTON, 1986). ”  (p. 02)

 Referência do artigo: GONÇALVES, L. A. V.; ROSANE, S. S. M. S. Artes Marciais e Lutas: Uma Análise da Produção de Saberes no Campo Discursivo da Educação Física Brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 3, p. 657 – 671, jul./set. 2013.

CITAÇÕES

“Os diferentes significados atribuídos às Artes Marciais e às Lutas têm possibilitado sua circulação e apropriação por várias esferas da sociedade. Atualmente, podemos considerá-las atividade de lazer, exercício que visa o aumento da aptidão física, defesa pessoal, prática esportiva, além de serem constantemente associadas a um estilo de vida e orientadas por determinados valores culturais” (p. 658)

“Na tentativa de delimitar os significados dessas práticas corporais, estudos como o de Correia e Franchini (2010) indicam a possibilidade de nomeá-las de três maneiras diferentes:3 (1) Artes Marciais, (2) Luta e (3) Modalidades Esportivas de Combate. No mesmo sentido, Gomes et al. (2010) também sugerem definições que, por sua vez, delimitam as Artes Marciais ou Lutas a uma concepção esportiva. Assim, elas aparecem assumindo múltiplos significados.” (p. 658)

“Indo mais adiante, diria que se deslocar dos pensamentos instituídos sobre as Artes Marciais e as Lutas indica outro movimento que me leva a reconhecer na linguagem,4 a possibilidade de entendê-las como produtos de conceitos, juízos e verdades fabricados tanto por seus adeptos ou acadêmicos quanto por aqueles que não foram interpelados por elas.” (p. 659)

“De acordo com Said (2007, p. 274) “a palavra Oriente possui uma grande ressonância cultural no Ocidente”. E é exatamente neste “Oriente” cultural que o conjunto de formações discursivas ativa a noção de Artes Marciais, reforçando a ideia de que são práticas vinculadas a determinados valores morais que produzem uma conduta específica, um estilo de vida que “envolve o sujeito em outras dimensões de sua existência dentro e fora da área de luta” (RODRIGUES, 2009, p. 649). Assim, elas se caracterizam por valorizar determinadas verdades, esforçando-se para recolher nelas mesmas uma origem exata, anterior a tudo que é externo.” (p. 662)

“Não distante disso, Yonezawa (2010, p. 248) tece um elogio “filosófico e ético à prática do combate em relação à noção de luta”, ao considerar que elas atravessaram diversas mutações até adquirirem seu formato atual e culminarem em uma “transformação das Artes Marciais no que hoje se chama de técnicas de luta”. O autor utiliza a expressão “máquina de guerra”, com base na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para se referir à cultura filosófica e espiritualista das Artes Marciais, enquanto máquina produtora de determinados sentidos, atrelados a um modo de pensar que está além da sua redução em sistemas de luta, tendo como meta apenas o confronto bélico.” (p. 663)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com