TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Lutas

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                             Educação Física Bacharel 1º semestre

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação d

a Atividade Motora

Esportes de Lutas

Trabalho referente ao portfólio 01

Joice Elena Saizer de Lima RA 8083953

1 - De acordo bom Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar de acordo com esta afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.

Segundo Breda et al., (2010) as lutas surgiram como defesa pessoal e de territórios, com o passar dos anos foram usadas em manifestações sociais, como em rituais principalmente indígenas; após sendo usada na preparação do exército para as guerras e depois de modo esportivo como jogo ou exercício físico.

        Segundo Rufino; (2012), a luta por si só pode ter muitos significados, tais como luta pela vida, por objetivos pessoais, por ideais, por terras, com algum oponente em práticas esportivas, pela legitimação de um campo de conhecimento entre outros tantos.

2 - O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e participação de membros de outras aldeias e o IKINDENE faz parte destes rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual o objetivo do IKINDENE?

        De acordo com (HERRERO; FERNANDES; FRANCO NETO, 2006) o IKINDENE é uma luta realizada pelos povos indígenas, cujo principal objetivo é derrubar o oponente de costas no chão; também ganha a luta quem conseguir tocar a perna do oponente com as mãos.

        O nome da cerimônia onde é realizado esta luta é a cerimônia do kwarip ou kluarup, onde somente homens podem lutar, eles pintam o corpo imitando animais, usam cintos, colares, tornozeleiras e feixes de lã nos braços e joelhos.

        Existe também um ritual chamado Jamugikumalu onde só as mulheres podem lutar.

3 - Segundo TZU, (2012), autor do livro A arte da guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.

        Os fatores segundo TZU, (2012), são a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina.

        Doutrina: é o conjunto de fundamentos, ideias que servem como base para um aprendizado seja ele religioso, social, político, econômico ou esportivo.

        Tempo: é o espaço entre uma ação e outra. Segundo (TZU, 2012, p.22), ao falar de tempo não podemos deixar de falar nos princípios yin e yang, o princípio da formação de todas as coisas naturais e do recebimento dos influxos em todos os elementos. Diante destes princípios o tempo é usado na produção de fenômenos como frio, calor, bonança, interpérie.

        Espaço: é toda uma área demarcada ou não, temos como exemplo: o longe, o perto; o alto, o baixo; o largo, o estreito; o grande, o pequeno.

        Comando: é alguém que exerce o cargo de chefia, de coordenação, domínio sobre seus subordinados. Um bom comandante deve ter conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor mas acima de tudo ter senso de justiça e amor pelos seus subordinados e pela humanidade.

        Disciplina: Segundo (TZU, 2012, p. 23) A arte de ordenar os subordinados, sempre respeitar as leis hierárquicas fazendo cumprir todas; nunca ultrapassar os limites e particularidades de cada subalterno; conhecer todos os métodos que possam chegar ao resultado final; estar sempre atento aos fatores que possam intervir e informar-se sobre cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com