TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO NA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO

Por:   •  22/1/2023  •  Artigo  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 17

FCJP – FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FÁBIO HENRIQUE MOURA DE OLIVEIRA

A MOTIVAÇÃO NA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

JOÃO PINHEIRO – MG

2016

FCJP – FACULDADE CIDADE DE JOÃO PINHEIRO

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FÁBIO HENRIQUE MOURA DE OLIVEIRA

A MOTIVAÇÃO NA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Educação Física para obtenção da média semestral.

        Orientador: Giselda Shirley

JOÃO PINHEIRO – MG

2016

INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA/ PROBLEMATIZAÇÃO

O presente trabalho terá como ênfase a motivação na iniciação esportiva no ensino fundamental 1.A motivação e algo que vem do interior de cada ser humano, várias são os aspectos que determinam á intensidade da motivação no esporte.

        Robbins (2002) conceitua motivação como sendo a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor de determinada meta, sendo que este esforço em favor de determinada meta, sendo que este esforço deve ser capaz de satisfazer algumas necessidades individuais.

        A motivação pode ser caracterizada como a força impulsionadora do indivíduo para um determinado objetivo. Dentre estas forças pode-se destacar as forças positivas e negativas. Sendo que as forças positivas são aquelas que levam o indivíduo a aproximar do estimulo e as negativas são aquelas que o levam afastar-se dele (Minicucci, 1995).

        Samulsky (1995) “a motivação é caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos)”. O autor que dizer que a motivação é pessoal, em de dentro de si, más depende de algum objetivo traçado em busca de seu comprimento, para ser esportista o título e a motivação maior.

A motivação pode ser trabalhada afim de alcançar metas definidas: o alcance do melhor nível possível da ativação; o desenvolvimento da motivação e da força de vontade; a fixação de metas reais; a atribuição das causas de sucesso e de fracasso de forma adequada; o desenvolvimento da automotivação e da auto responsabilidade” (SAMULSKY, 2002, p. 126).

Os PCN´s da educação física abordam que o brasil tem uma gama de esportes muito grande, cada região, cidade, escola tem sua realidade a seguir, este trabalho será baseado nos esportes coletivos descritos nos pcn´s da educação física, são eles: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol...

        A iniciação esportiva é importante para o desenvolvimento físico e motor das crianças, e não menos importante para o desenvolvimento social e coletivo, portanto está fase deve ser trabalhada com bastante calma e preciosismo, e a motivação será fator chave para o sucesso do professor e da criança.

         "Uma criança é sempre uma criança onde quer que possa estar. Mas uma criança só é criança por uma vez... E alguns dizem que se ela não for criança que é ajudada a crescer, então ela poderá não ser o adulto que poderia ter sido”. Trabalhar a criança e de uma importância muito grande, é nesse momento queela irá ter o seu desenvolvimento, tanto para o motor quanto a socialização.

        Estudar a motivação na iniciação esportiva e importante porque a educação física e ligada ao esporte e como diz os autoresà motivação contribui imensa para a aprendizagem dos esportes e para a vida. Neste contexto o trabalho tem uma relevância muito grande para nós estudantes, como para profissionais graduados ou pós-graduados ou treinadores de escolinhas que não tem vínculo com a escola e sim para somente o esporte.

        Diante do estudo da motivação e ligando-a com a iniciação esportiva surgem dúvidas: Como a motivação auxiliar o professor no desenvolvimento do aluno? O que causa motivação/ desmotivação do aluno na iniciação esportiva? Como a prática pedagógica do professor influenciará na motivação ou desmotivação do aluno? De forma a emoção no esporte constitui-se como um fator motivador ou desmotivador para a iniciação esportiva? A iniciação esportiva contribui para a socialização dos alunos?

2- OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral

  • Observar como a motivação do professor interfere no desenvolvimento do aluno na iniciação esportiva.

2.2 - Objetivos específicos

  • Analisar o que causa motivação/desmotivação do aluno na iniciação esportiva.
  • Perceber como a prática pedagógica do professor influenciará na motivação ou desmotivação do aluno na iniciação esportiva.
  • Verificar de que forma a emoção no esporte constitui-se como um fator motivador ou desmotivador para a iniciação esportiva.
  • Refletir se a iniciação esportiva contribui para a socialização dos alunos

3-HIPÓTESES

        A motivação é o pilar maior na iniciação esportiva, é ela que apontará sucesso ou insucesso da criança, o que causa a motivação do aluno e o saber das glórias que virão após as vitórias.

        O aluno motivado pela constante batalha do professor em ensinar o esporte, aprender os fundamentos, e persistindo na tese que se ele aprender e colocar em prática serão bastante vitoriosos no esporte. A desmotivação do aluno pode ser causada pelo professor, se ele não for uma pessoa que acredita na criança este será fato desmotivador, os pais e a família também podem prejudicar a criança devida pais despreparados exigiram bastanteque ela ainda não e capaz.

        As emoções do esporte têm os dois lados da moeda no que diz respeito à motivação ou desmotivação, as emoções positivas e quando aquele aluno que vence uma vez quer vencer sempre e isso será fator predominante como motivação á sempre treinar e ter a certeza que ele vencerá novamente. As emoções negativas serão sempre bastante trabalhadas pelos professores, experiências desagradáveis como a derrota em um jogo, um gol perdido, ou uma chacota de um colega podem influenciar desmotivando a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (215.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com