TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Ginásticos E Influência

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

Métodos ginásticos e influência

Vários métodos ginásticos vieram sendo desenvolvidos ultimamente, principalmente em países da Europa. Os mais famosos são: o Movimento do Oeste na França, o Movimento do Centro na Alemanha, Áustria e Suíça e o Movimento do Norte englobando os países da Escandinávia. Esses mesmos métodos influenciaram e até hoje influenciam a ginástica mundial, em particular a brasileira. Dos muitos métodos os que tiveram maior aceitação vieram de origem alemã, francesa e sueca. Autores como Ramos, Marinho, Langlade e Langlade, Castellani Filho e Soares analisaram e estudaram os aspectos históricos relacionados à Educação Física e à Ginástica e contribuíram de forma significativa para o entendimento da evolução no nível internacional e nacional.

Os métodos mais aceitos no Brasil, tinham como objetivo o aperfeiçoamento do motor, considerando as dimensões anato e fisiológicas dando ênfase nas qualidades dos movimentos mais utilizados no cotidiano.  Os exercícios eram classificados em : jogos, evoluções, flexionamentos, movimentos mímicos educativos e desportos individuais e coletivos, conhecido como método francês. Já o método alemão era executado em aparelhos em contato com a natureza tendo um caráter pedagógico de formação moral e disciplinar, e que teve introdução de aparelhos portáteis a ginástica o improviso na atividade corporal, a valorização do ritmo e  o contato do corpo com o solo. Enquanto o método sueco tinha como objetivo desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais, sempre partindo do mais simples para o mais complexo. Eram levados em consideração os movimentos de membros, tronco e cabeça, exercícios aplicados ou fundamentais, equilíbrio, destreza, corridas, saltos, suspensão e jogos e relaxamento.

Junto com a evolução da Educação Física, a Ginástica se especializou conforme as finalidades que é praticada de acordo com os movimentos que a compõe. Como modalidade esportiva a ginástica vem se desenvolvendo muito nas últimas décadas. O que mais atraí olhares para essa modalidade são os Jogos Olímpicos. As provas de ginástica, normalmente são aquelas que conhecidas como: ginástica olímpica, ginástica rítmica, ginástica acrobática, que são enquadradas como modalidade esportiva.

De certo a ginástica é uma arte, se transformou em um dos esportes mais belos com gestos e coreografias cativantes. A busca por esse esporte vem crescendo consideravelmente o que é fruto do sucesso brasileiro.

Ginástica Geral

A Ginástica Geral foi introduzida no Brasil em 1953, mais especificamente no Rio de Janeiro pela professora Ilona Peuker, e a pedido do Ministério da Educação e Cultura deu aula de ginástica para vários professores de vários professores do país inteiro. O que ocasionou a difusão de desta modalidade no país.

A Confederação Brasileira de Ginástica (C.B.G) foi fundada em 1978, e atualmente as seguintes modalidades são vinculadas à C.B.G: Ginástica Rítmica, Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Geral, Ginástica Aeróbica Esportiva, Ginástica Acrobática e Ginástica de Trampolim.

A Ginástica Geral só passou a ser um comitê específico dentro da estrutura da FIG a partir de 1984, para demonstrar a importância dessa modalidade que envolve um número grande de participantes pelo mundo todo. Ultrapassando em escala considerativa o total de atletas das modalidades competitivas dirigidas pela mesma federação.

Não é de caráter competitivo, ela vem crescendo cada vez mais pelo mundo todo e tem embelezado as Cerimônias de Abertura dos Jogos, e também nos tradicionais festivais de Ginástica Geral, se caracterizando como um dos mais bonitos eventos, onde a criatividade, plasticidade e a expressão corporal fazem-se presente na participação sincronizada de um grande número de ginastas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com