TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONDICIONAMENTO FÍSICO E CONTRAGOLPE NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO JIU-JITSU

Por:   •  31/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.585 Palavras (27 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física

[pic 2]

Bacharelado

CONDICIONAMENTO FÍSICO E CONTRAGOLPE NA PREVENÇÃO DE LESÕES NO JIU-JITSU

Discente: Lucinei Alves Gontijo[1]

Orientadora: Andrea Cintia da Silva**

Resumo-objetivo geral: Neste trabalho verificamos a prevalência de lesões em praticantes de Jiu-jitsu, as articulações do corpo com maior percentual de lesões sofridas e os benefícios do condicionamento físico e contragolpe na prevenção de lesões dos praticantes. Método: A técnica utilizada para a elaboração do referido trabalho foi de revisão bibliográfica e com coleta de dados do estudo, na qual se utilizou a leitura de periódicos como artigos e buscas em livros sobre o referido tema. A atual fonte de busca foi o Periódicos Capes, tendo como descritores lesões, prevenção, Jiu-jitsu e condicionamento físico. Sendo feita 3 etapas para a elaboração do referido artigo, indo desde a pesquisa sobre artigos e materiais, até a última onde a aquisição de dados foi concebida. Resultados: Os praticantes de Jiu-jitsu no decorrer dos treinamentos sofrem com uma sobrecarga de movimentos e esforço exaustivo, gerando assim um desgaste físico como um fator de risco e a necessidade de um condicionamento físico apropriado de prevenção de lesões. Conclusões: Com a resolução e apresentação dos resultados coletados, nota-se que os praticantes de Jiu-jitsu sofrem com um grande percentual de lesões durante os treinamentos, sendo que grande parte destes acometimentos foram decorrentes de golpes adversários. Palavras-chave: lesões, Jiu-jitsu, prevenção, condicionamento físico.

Abstract - In this work, we verified the prevalence of injuries in Jiu-Jitsu practitioners, the joints of the body with the highest percentage of injuries suffered and the benefits of physical conditioning and counterattack in the prevention of injuries to practitioners. Method: The technique used for the elaboration of the referred work was a bibliographical review and with the collection of data from the study, in which the reading of periodicals such as articles and searches in books on the referred subject were used. The current search source was Periódicos Capes, with the descriptors injuries, prevention, Jiu-jitsu and physical conditioning. Being made 3 stages for the elaboration of the referred article, going from the research on articles and materials, until the last one where the acquisition of data was conceived. Results: Jiu-jitsu practitioners, during training, suffer from an overload of movements and exhaustive effort, thus generating physical exhaustion as a risk factor and the need for appropriate physical conditioning to prevent injuries. Conclusions: With the resolution and presentation of the collected results, it is noted that Jiu-jitsu practitioners suffer from a large percentage of injuries during training, and a large part of these injuries were due to opponent blows.Key words: injuries, Jiu-jitsu, prevention, physical conditioning.


1 INTRODUÇÃO

O Jiu-Jítsu é classificado como arte marcial esportiva de combate, de contato que se faz o uso de força, utilizando-se de chaves, alavancas, quedas e estrangulamentos para obtenção de vitórias no decorrer das lutas, cuja mesma obtém um crescimento elevado no cenário mundial, (SCOTT, 2011).

No decorrer das evidências apresentadas através de competições, e com o passar dos tempos, um público, de maneira mais diversificada, busca sua prática nas academias, centros de treinamento, além de outros estabelecimentos onde são promovidos o ensino educacional deste esporte.

Observando que o praticante necessita de um condicionamento físico específico, utilizando-se de sua capacidade cardiorrespiratória, treinamento de força e agilidade. Assim analisamos como o condicionamento físico e aplicação eficiente do contragolpe pode prevenir lesões na prática do Jiu-jitsu?

No decorrer dos tempos o aperfeiçoamento do condicionamento físico se tornou extremamente importante, destacando-se que dentro das diversas composições existentes na aptidão física dos praticantes de lutas, o jiu-jitsu como exemplo encontra-se a resistência cardiorrespiratória. Onde se obtém como destaque e de grande importância para a obtenção do êxito nos esportes e, por consequência, podendo superar o próprio talento (SILVA et al., 2012).

O praticante de Jiu-jitsu necessita de uma capacidade cardiorrespiratória capaz de suportar uma demanda de esforço apropriada para a modalidade, tendo assim, uma melhor distribuição de oxigênio para os músculos e órgãos durante as lutas. Assim o praticante será capaz de adquirir uma maior flexibilidade e agilidade durante a aplicação dos golpes e contragolpes, adquirindo através da prática do jiu-jitsu a contribuição de diversas maneiras, destacando-se a melhora da flexibilidade, elemento importante da aptidão física, (PONTES, 2017).

Através do refinamento da parte de condicionamento físico, será primordial para o praticante a obtenção de eficiência durante a aplicação do contragolpe, pois assim ocorrerá uma maior capacidade de resposta ao se defender. Através deste pressuposto a prevenção de lesões se tornará eficiente no decorrer da prática, pois com a aquisição de um melhor condicionamento o praticante terá a capacidade e agilidade necessária para a prevenção de lesões no decorrer da prática do Jiu-jitsu.

Diante desta crescente, com o Jiu-jitsu como prática esportiva, se tem como objetivo investigar o condicionamento físico e aplicação eficiente do contragolpe para prevenção de lesões na prática do Jiu-jitsu. Como objetivos específicos, estudar como o condicionamento físico adequado se faz necessário para a aplicação dos golpes e contragolpes, sendo que o uso de força física, agilidade e a técnica são imprescindíveis. e assim posteriormente obter uma execução mais objetiva sendo que movimentos repetitivos e exaustivos são executados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (301.5 Kb)   docx (836.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com