TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento do Corpo

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

KIVYANE NORMA BALBINO

1120247

 

CONHECIMENTO DO CORPO 1

 

[pic 3]

BATATAIS-SP

2013

 

Aparelho locomotor:

O aparelho locomotor é formado por ossos, articulações e músculos, sendo responsável pela sustentação e pela movimentação do corpo. Divide-se em: 

tronco; 
pernas e pés (membros inferiores); 
braços e mãos (membros superiores). 

A locomoção é fundamental para a saúde de todo ser humano, e principalmente para o paciente geriátrico. A falta de locomoção pode causar: 

-aumento da osteoporose; 
-úlceras de pressão — feridas de atrito, por passar muito tempo na mesma posição; 
-prisão de ventre; 
-problemas urinários e respiratórios; 
-redução da força e do tônus muscular; 
-aumento do risco de infecções e embolias. 

A prevenção de problemas no aparelho locomotor deve garantir a movimentação apropriada e manter a postura sempre correta, evitando assim danos à coluna vertebral. 

O sistema locomotor, é utilizado nas atividades aeróbicas, ajuda efetivamente no combate a obesidade.

Cardiorrespiratório

O aparelho respiratório situa-se numa estrutura óssea expandivel, formada pelas costelas, o esterno e a coluna vertebral.

O aparelho respiratório, é o conjunto de estruturas do organismo, que possibilita a captação do oxigênio e do ar, e por sua vez elimina o anidrido carbónico. A este processo damos o nome de respiração.

As vias respiratórias que vão constituir o percurso que o ar realiza, até chegar aos pulmões.

Os órgãos que constituem as vias respiratórias são:

  • fossas nasais: onde se dá o iniciar da via respiratória. As fossas nasais têm uma função de purificar o ar, devido a sua localização.
  • faringe: a faringe situa-se por trás da boca e das fossas nasais. Este órgão é comum a dois sistemas: o aparelho respiratório e o aparelho digestivo. A faringe é a responsável pela recepção do ar das fossas nasais.
  • laringe: a laringe situa-se na parte posterior do pescoço. Pela sua parte superior contata com a faringe, pela sua parte inferior com traqueia. A sua estrutura de formação é uma membrana cartilaginosas, onde as suas unidades estão unidas entre si por ligamentos e músculos próprios. Este órgão é o responsável pela produção da voz e possui no seu interior umas pregas musculares conhecidas por cordas vocais, onde o ar recebido dos pulmões é transformada em som.
  • Traqueia: Situa-se entre a laringe e os brônquios e é formada por um conjunto de anéis cartilaginosos que formam um C, que são unidos por uma membrana.
  • Brônquios: são formados através da divisão em duas partes da traqueia ao nível da quarta vertebra dorsal cada brônquio, ou também chamado brônquio principal, dá lugar a outro brônquio de menor calibre, denominados brônquios lombares e brônquios segmentares, consoante o lugar do pulmão a que cheguem. Os brônquios segmentares dividem-se por ramificações que atingem tamanhos muito reduzidos terminando no que se conhece como alvéolo pulmonar.

Na atividade aeróbica, a respiração cardiorrespiratória, ajuda na obtenção de energia para que o parelho locomotor e excute a atividade aeróbica.

Sistema digestório

O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos e glândulas com a capacidade de realizar as reações químicas nos alimentos ingeridos para que, depois, possam ser absorvidos pelo organismo. A essas reações químicas se dá o nome de digestão. Outra importante característica do sistema digestório é a motilidade, isto é, os movimentos realizados por seus órgãos, denominado peristaltismo ou movimento peristálticos. Esse movimento permite a passagem do bolo alimentar de um segmento para outro.

Os órgãos do sistema digestório incluem um longo tubo muscular (músculo liso), o canal alimentar, que se inicia na boca e termina no ânus, e os órgãos anexos. Os órgãos que compõem o tubo são: boca, cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Os anexos do sistema digestório são: fígado, pâncreas e glândulas salivares.

As funções do sistema digestório são:

1) Preensão dos alimentos.

2) Mastigação.

3) Deglutição.

4) Digestão e absorção dos alimentos.

5) Expulsão das fezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com