TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor de educação Física na Inclusão Escolar

Por:   •  4/6/2020  •  Artigo  •  3.034 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

DO VALE, Rafael Eduardo Baliero. O papel do professor de educação física na inclusão escolar de pessoas com deficiência.  2017. 14. Projeto de ensino (graduação em Educação Física) – centro de ciências exatas e tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Paranavaí, 2017.

RESUMO

Todo indivíduo tem suas limitações. Dentro das limitações existem possibilidades dependendo de suas capacidades (RAMOS, 2010). A Educação Inclusiva é hoje um dos desejos de uma sociedade que ainda condena e discrimina pessoas com deficiência, cabendo à comunidade escolar o desafio de transformar a mentalidade preconceituosa instalada nesse meio, desencadeando um movimento coletivo para que este quadro possa sofrer alterações benéficas. O desempenho do papel do professor de Educação Física é de suma importância para o desenvolvimento físico e cognitivo do aluno que a pratica, pois além de trazer vários benefícios faz com que a socialização dos educandos seja mais prazerosa. De acordo com Santos e Paulino et. al (2008), a Educação Física com adaptações destinadas a realizar a inclusão da pessoa/aluno com deficiência demostra qualidade e responsabilidade diante de tal problemática, isso não significa que os alunos com deficiência são incapazes ou não eficientes, mas que eles precisam de adaptações para recepcionar as atividades elencadas pelo professor gerando uma melhor socialização com os demais. A presente pesquisa tem cunho bibliográfico, com coleta de dados em livros, sites, jornais, artigos, revistas, dentre outros.

Palavras-chave: Professor de Educação Física. Aluno com deficiência. Inclusão Escolar.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        11

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Ser professor é oferecer oportunidade ao outro, de construir seus próprios sentidos e criar suas próprias condições para viver em sociedade, refletir e refletir-se, sem jamais retornar aquilo que era antes, e viver em um constante devir. O professor é um agente de encantamento, aquele que apresenta limites e faz florescer as possibilidades de criatividade e inclusão (SANTOS e PAULINO et al.,2008).

Embora o tema “inclusão” seja bastante trabalhado no meio social escolar, ainda encontramos barreiras para que este trabalho seja bem sucedido. Entende-se que para o sucesso do dia a dia na inclusão de alunos/pessoas com deficiência no ambiente escolar faz-se necessário um envolvimento de toda a comunidade escolar.

De acordo com Ramos (2010), o papel do professor de Educação Física nesta inclusão apresenta respectiva de contribuir para o desenvolvimento das pessoas com deficiência e também para a aceitação das diferenças individuais, refletindo na valorização do indivíduo com a convivência na sociedade humana e aprendizagem através da cooperação.

A Educação Física carrega consigo marcas de uma história excludente e já foi vista como meio de preparar a juventude para a defesa da nação, fortalecer o trabalhador ou buscar novos talentos esportivos que representem a pátria internacionalmente. No entanto, é preciso superar essa fase de aptidão física e entender, atualmente, que a educação física se caracteriza de forma mais abrangente, incluindo todas as dimensões do ser humano envolvido em cada prática da cultura corporal, tornando-a uma Educação Física Escolar mais democrática e menos excludente, respeitando o tempo de aprender dos alunos, valorizando as potencialidades e diferentes saberes.

  1. TEMA DO PROJETO

O papel do professor de Educação Física na inclusão escolar de pessoas com deficiência.

  1. JUSTIFICATIVA

A inclusão é um processo que vem sendo discutido, ao longo do tempo, conforme necessidade do ambiente escolar, não existindo um estado de inclusão permanente. Segundo Santos e Paulino et al. (2008) toda inclusão é temporária e precisa ser revista de maneira contínua para evitar que processos e mecanismos de exclusão social retornem.

A escolha do tema “inclusão escolar” na elaboração desse projeto de pesquisa, baseia-se na importante construção de uma educação de qualidade acessível a todas as pessoas, combatendo supostos preconceitos, discriminação, barreiras entre alunos/professor/comunidade escolar, povos e culturas, justificando este assunto nas solicitações de professores por alguma forma concreta de trabalho pedagógico, tendo em vista a constante presença de alunos com variadas deficiências em classes regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (205.4 Kb)   docx (740.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com