TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inserção do futuro Professor de Matemática no Contexto Escolar

Por:   •  3/6/2020  •  Dissertação  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

PRATICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I

Nome: Silvana Cristina Torres de Siqueira

RGM: 22483691

O presente relatório refere-se à disciplina de Prática do Ensino de Matemática no Ensino Médio, proposta no Curso de Formação Pedagógica Graduados Não Licenciados, oferecido pela Cruzeiro do Sul Virtual, na modalidade à distância.

O estagio teve início na primeira semana de setembro de 2019, com previsão de término no final do mês de Novembro de 2019, sendo realizado no período noturno onde se concentra a Fase do Ensino Médio.

A Escola Estadual Genésio Machado, localizada á Rua Miguel Sutil , 527 – Vila Santana – Sorocaba – SP, é uma escola de Competência do Estado de São Paulo, foi criada no dia 13/06/1988, possui cerca de 140 funcionários e atende as modalidades de Ensino Regular com as fases de Ensino Fundamental II, com 408 alunos e Ensino Médio com 865 alunos. Sua média no ENEM de 2018 foi de 511,19, um pouco abaixo da média nacional que foi de 512,70.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB de 2017 foi de 5,8 para o Ensino Fundamental II e 4,3 para o Ensino Médio. A meta da Escola Genésio Machado para 2019 é de 5,6 para o Fundamental II e 4,7 para o Médio.

O aprendizado na disciplina de matem ética, no ano de 2017, foi apurado que, 3% dos alunos em nível avançado, superando as expectativas, 26% do alunos com aprendizado adequado, dentro do esperado, 54% dos alunos com aprendizado básico, ou pouco aprendizado e 17% dos alunos com resultados insuficientes ou quase nenhum aprendizado.

A Escola não possui a modalidade de ensino EJA e as características principais do alunado matriculado são de crianças e jovens residentes próximo a escola, no entanto também se vê alunos de bairros mais afastados, principalmente no Ensino Médio que é oferecido no período noturno.

2

Podemos constatar que grande parte dos alunos de Ensino Médio, no período noturno, realizam atividade durante o dia. São jovens aprendizes ou estagiários que buscam complementar a renda da família visando sua inserção no mercado de trabalho.

Esta é a Primeira experiência de estágio que realizo, optei por estagiar em uma escola publica, de ensino regular, pois acredito e espero enriquecer meus conhecimentos vivenciando a realidade da educação pública no Brasil.

3

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com