TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Escolares

Por:   •  12/5/2020  •  Ensaio  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

O esporte é um dos principais conteúdos das aulas de Educação Física, e como sabemos está área de conhecimento abrange vários temas e conteúdos uteis para a formação de pessoas dando ênfase ao seu desenvolvimento físico e mental. Além de proporcionar vivencias em vários esportes, atividades, brincadeiras e jogos, e é um das principais bases para a formação plena do ser humano (ALMEIDA, 2004) E com isso os jogos escolares tornaram se populares no país, e está questão esta ligada principalmente a grande influencia do esporte na sociedade, e o seu importante papel na formação do homem e da vida em sociedade, matriz de socialização e de transmissão de valores, forma de sociabilidade moderna, instrumento de educação e fonte de saúde, estes são alguns dos atributos do fenômeno esportivo.

Mais para muitos os jogos escolares vem sendo cada vez mais confundido com aulas de Educação Física, isso devido a sua caracterização e subordinação ao esporte, aceita por muitos dos profissionais. E analisando o esporte na escola devemos sempre utilizá-lo de maneira que ele possa proporcionar alguns princípios: ética, cooperação, integração, respeito às diferenças, desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, ou seja, promover um desenvolvimento biopsicosocial nos alunos e. Há, no entanto, uma diferença essencial entre o esporte rendimento, que é um trabalho no qual o seu resultado é o importante e o esporte educacional em que ele é utilizado como meio para a educação das crianças que deveria ser discutido na escola.

Nos jogos estudantis o professor de Educação Física deixa de lado toda a parte lúdica presente “obrigatoriamente” durante as aulas de Educação física Escolar para tratar diretamente de competição, que de certa maneira não pode esquecer e discorrer de uma reflexão do seu ensino, motivando os alunos a competir, valorizando as qualidades nela embutidas. Segundo Scaglia (2003)

“é preciso entender e ressaltar que a competição deve ser vista como conteúdo a ser aprendido por todos os alunos, sendo assim não só todos devem jogar um tempo significativo nas partidas, como também ter acesso ao conteúdo da competição, sua organização, preparação, discussão e avaliação”.

A partir do momento em que as competições são inseridas nas escolas, precisamos identificar o trato pedagógico que vem sendo dado aos jogos escolares e problematiza-los. Fazendo assim um comparativo do papel do professor de Educação Física durante os jogos estudantis e a Educação física Escolar determinará o propósito central desta pesquisa que contará ainda com o esclarecimento da relação entre professor aluno e o seu conhecimento em relação aos esportes de modo geral.

Com isso surge a necessidade de estudar “como o professor de Educação Física vê os Jogos Estudantis e a sua relação com as aulas de Educação Física ministradas no espaço escolar”? A pesquisa tentará trazer contribuições que proporcionará aos professores refletir sobre a sua pratica enquanto educador diferenciando de treinador, a sua relação como fenômeno esportivo, possibilitando assim um melhor esclarecimento acerca deste fenômeno que vem crescendo cada dia mais que são os jogos estudantis.

Para isso foi traçado um objetivo geral no qual busca analisar os Jogos Escolares como parte pedagógica no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com