TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Escolares

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

Jogo: Dominó

Tema: Família

Ano: 1° ano

Objeto do conhecimento

A vida em família: diferentes configurações e vínculos

Habilidades

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Recursos

Imagens do jogo impressa;

Tesoura;

Cola;

Fita;

Papelão.

Descrição

Deverá se juntar com algum colega para que possam, juntos, jogar. O jogo é igual ao dominó normal, só que adaptado. O jogador com a pedra inicial (com a palavra início) começa o jogo, colocando-a na mesa. Cada jogador deve tentar encaixar uma de suas pedras nas extremidades do jogo na mesa. Quando o jogador consegue encaixar uma pedra ele passa a vez, caso ele não tenha, ele passará a vez. O jogo acaba quando alguém bate (ficar sem pedras na mão).

Jogo: Tabuleiro

Tema: Munícipio

Ano: 3° ano

Objeto do conhecimento

A cidade e o campo: aproximações e diferenças.

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.

Habilidades

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

Recursos

Planta do bairro como base do jogo de tabuleiro;

Miniaturas de casas, lojas, fábricas, escolas, hospitais, entre outros;

Quatro dados;

Cartas de orientações dos passos.

Descrição

Coloca-se a base do tabuleiro estendido no chão da escola. Os alunos são divididos em grupos de quatro alunos. O jogo inicia com a jogada dos dados para verificar que começará. O grupo com maior pontuação inicia o jogo. Haverá fora do grande tabuleiro peças para serem incluídas no jogo como: prédios, casas, igrejas, hospitais, corpo de bombeiro, escolas, creches, salão de beleza, sapateiros, lojas, restaurantes, praças, supermercados, sacolão, shopping, bancos, delegacias, cursos, bibliotecas, gráficas, lanchonetes, posto de gasolina, padarias, entre outros. As crianças ao jogarem e responderem as perguntas poderão escolher uma rua do bairro e colocar uma das peças para montar o bairro. A cada resposta certa vai sendo registrado a pontuação do grupo. Quando não houver mais espaço no bairro o jogo finaliza e ganha quem tiver a maior pontuação.

Jogo: GeoDominó Rio Grande do Sul

Tema: Rio Grande do Sul

Ano: 4° ano

Objeto do conhecimento

Territórios étnico-culturais

Conservação e degradação da natureza

Habilidades

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

Recursos

Peças de dominó impressas;

Tesoura;

Cola;

Papelão.

Descrição

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras, tais como mapas, bandeiras, etc. Este jogo conta com 28 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma figura (bandeira, mapa, relevo, etc.) e, na outra ponta, a metade de outra figura (bandeira, mapa, relevo, etc., mas diferente da primeira).

Jogo: GeoBingo Brasil

Tema: Brasil

Ano: 5° ano

Objeto do conhecimento

Representação das cidades e do espaço urbano

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

Habilidades

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Recursos

Tabelas;

Fichas de perguntas;

Milho ou outro grão para marcar.

Descrição

Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros aleatórios em cada uma. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com