TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE SE TRABALHAR CONTEÚDOS/ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  30/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Tema

As possibilidades e desafios de se trabalhar conteúdos/esportes não convencionais nas aulas de educação física.

Introdução/Objetivos

Os conteúdos alternativos, embora previstos em documentos oficiais como os PCN’s e as Diretrizes do Estado (Gaspar; Miranda, 2009), são conteúdos que habitualmente não são trabalhados em aulas de educação física.

Oliveira e Albuquerque (2011) ressaltam a importância do esporte nas aulas de Educação Física, no entanto apontam que a repetição de conteúdos desmotiva alunos e professores, os esportes alternativos podem ser utilizados como ferramenta nas aulas, assim cumprindo o objetivo da Educação Física.

O aprendizado que o esporte proporciona no contexto escolar é de suma importância para o desenvolvimento do aluno e na medida em que o aluno possui um contato com várias modalidades esportivas, tem a possibilidade de mais escolhas para praticá-las em seu tempo livre (Finck, 2010).

Neste estudo será realizada uma pesquisa-ação com o intuito de verificar as possibilidades de inserção dos esportes alternativos badminton e mini tênis em um 1º ano do ensino médio, com propósito de identificar as possibilidades de inserir conteúdos diversificados nas aulas de Educação Física.

Metodologia

Trabalharemos nessa pesquisa com material empírico e uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação. A pesquisa será realizada com alunos de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da Rede Estadual Pública do Município de Guarapuava – PR.

 Será aplicado um conjunto de doze aulas por meio dos passos da Pedagogia Histórica Critica de Gasparin (João Luiz Gasparin, 2007). Utilizaremos um diário de campo para registrar aspectos relevantes no decorrer das aulas, além da observação sistemática e participante das aulas. Também será aplicado um questionário com duas questões abertas com propósito de diagnosticar o conhecimento sobre os esportes que serão desenvolvidos, em duas etapas pré e pós-conjunto de aulas.

A análise dos dados será realizada de forma qualitativa, tendo como instrumento a técnica de análise de conteúdo por meio da categorização (Bardin, 1977), os sujeitos serão nominados pela primeira letra do nome, sendo aluno “A”, “A1”, “A2”, “B”, “C”, e assim sucessivamente.

Justificativa

Como justificativa para a pesquisa se faz necessário pôs é nítido que a educação física escolar vem passando por monotonia sobre os conteúdos ministrados pelos profissionais da área, que vem aplicando os mesmos métodos em todo processo de aprendizado, com apresentação de novos conteúdos, diferentes esportes irão trazer novas experiências para os alunos, onde as aulas passam a ser mais prazerosa e desafiadora, onde conhecendo o grupo estudado fica claro a ânsia de algo novo.

Lógico que se arriscar em algo desconhecido vai gerar um certo desconforto tanto para os alunos como para os profissionais, mas com o empenho das partes se tornará algo comum para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com