TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio bases fisiologicas do desenvolv umano

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

RICARDO OLIVEIRA MOREIRA - 1112236

Bases Fisiológicas do Movimento Humano

                                                                Centro Universitário Claretiano

                                                                Bacharelado em Educação Física

                                                                Disciplina: Bases Fisiológicas do

                                                                                 Movimento Humano
                                                                                Profª: Euripedes Barsanulfo G                                                                        

                                                                                 Gomide

PELOTAS/RS

2015

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Bases Fisiológicas do Movimento Humano

Tutor: 

Henrrique Mortagua Domingues

R.A.: 1112236

Aluno: Ricardo Oliveira Moreira

Turma: 1301

Unidade(s): um e ciclo um

RESPOSTAS

1)

Foi um alemão chamado Rubner , no ano de 1894.

Outros americanos também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano:

Atwater e Benedict, determinaram que é possível medir a taxa metabólica do ser humano, medindo volume e composição do ar expirado.

Essas Pesquisas foram fundamentais, pois possibilitam medir as calorias de carboidratos, proteínas e lipídeos, dos alimentos ingeridos. Além de serem base para calcular o gasto calórico em repouso e na prática de alguma atividade física. O que é fator determinante para, reduzir e aumentar a gordura, massa magra, melhorar a performance de atletas em determinado esporte, entre outros.

2)

Nuclear, térmica, luminosa, química, mecânica e elétrica.

Sim, transformamos da energia química, presente nos alimentos, em energia mecânica, para realizar trabalho. Podendo ser o trabalho de algum órgão, o funcionamento do coração ou mesmo uma atividade física.

3)        

A energia solar, vem da energia nuclear, que alcança a terra na forma de energia térmica (calor)  e luminosa ( fica claro). Vegetais verdes, através da fotossíntese utilizam essa energia juntamente com água e dióxido de carbono, é transformada em energia química (utilizada para formar moléculas de glicose, proteína, lipídeos e celulose), os animais comem essas plantas para se abastecerem de energia e os seres humanos comem os vegetais e os animais para se abastecerem de energia e conseqüentemente precisamos da luz solar para sobreviver.

Os alimentos que ingerimos juntamente com o oxigênio, é transformado em CO2 e água (H2O),que liberam grande quantidade de energia química (respiração), que por sua vez tem finalidade de fornecer energia para a realização de trabalho, como vimos anteriormente.

4)         

Adenosina trifosfato (ATP)

5)

Sistema Anaeróbio Alático: Sistema ATP-CP ou ATP-PC (pois utiliza fosfocreatina) ou sistema dos fosfagênios (tanto o ATP como o PC tem fosfato em suas ligações).

Esse sistema é muito rápido, a energia liberada é imediatamente utilizada para formar mais ATP, e por ser uma ligação simples (fosfato e creatina), é fácil de quebrar e liberar energia.

Depois de formado o ADP , a reação pode ser convertida para formar o ATP novamente, sendo assim é necessário mais energia (fosfocreatina armazenada no músculo), que é quebrada e libera mais energia para a formação de ATP.

O ATP termina entre 3 a 4 segundos e o PC entre 6 e 9 segundos, isso da um total de 9 a 13 segundos de atividade.

Sistema Anaeróbio Lático ou Sistema Glicolítico: Anaeróbia por que não tem participação de oxigênio em suas reações e lático pois suas reações produzem acido lático e glicolítico pois utiliza glicose ou glicogênio.

Esse sistema não é tão rápido quanto o ATP-CP, porem fornece energia por mais tempo, entre 30 e 40 segundos de atividade, na maior intensidade possível.

Ao ingerir carboidratos ele é transformado em glicose durante a digestão, que vai para a corrente sanguínea ou é armazenada no fígado ou nos músculos como glicogênio (pode ser transformado novamente em glicose se necessário). Nesse processo (glicogenólise), tanto a glicose como o glicogênio passam por uma serie de seqüências glicolíticas, formando o ácido pirúvico, que é catalisado pela enzima lactato desidrogenase e é convertido em acido lático.

O sistema glicolítico ocorre no citoplasma da célula muscular (sarcoplasma), produzindo energia para a formação de duas moléculas de ATP e duas moléculas de ácido pirúvico ou ácido lático,por molécula de glicose.

Podendo ser explicado em duas fases; A primeira fase em que ocorre investimento de energia, depois de degradado o ATP e a segunda de geração de energia, em que será liberado energia para a produção de ATP.

Sistema Aeróbio: Pode utilizar a glicose, ácidos graxos ou aminoácidos,mas geralmente utiliza predominantemente a glicose e os ácidos graxos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (356.2 Kb)   docx (143.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com