TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Adaptação ao Meio Líquido

Por:   •  18/10/2021  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Reflexão sobre as diferentes propostas do processo de adaptação ao meio líquido. De acordo com o que foi visto em aula, no processo de adaptação ao meio líquido, podemos trabalhar com nossos alunos oito temas diferentes: sociabilização, respiração, equilíbrio, descontração fácil, flutuações, saltos, deslocamentos, sobrevivência no meio líquido. Elabore uma atividade para o desenvolvimento de cada um dos temas citados.

        Para que o indivíduo perca o temor em relação ao novo ambiente, atividades lúdicas são interessantes de serem aplicadas nessa situação, também é interessante ressaltar que caso seja visível que o aluno não está conseguindo determinada atividade, possa ser feito de forma flexível uma alteração na ordem da apresentação de cada atividade para que o mesmo não se sinta incapacitado e desestimulado, lembrando sempre que cada pessoa possuí seu tempo para que o progresso ocorra e é bacana transmitir isso para cada aluno.

        Na sociabilização podemos apresentar o ambiente para o aluno, passar acompanhando-o por toda a área aquática, mostrar as fontes de apoio, locais mais fundos caso aja, entre outros. Quanto a respiração, vamos apresentar o ritmo que a pessoa deve manter a respiração, passando tranquilidade, e iniciar os mergulhos com calma, apenas levando a pessoa para a submersão da cabeça para que ela se acostume com a apneia. No momento do equilíbrio podemos passar uma metodologia para que a pessoa aprenda a boiar na água e perceber que seu corpo é quem guia o movimento, e que é importante não se agitar de modo a ficar nervoso, para que consiga manter o controle do corpo, já inserindo a atividade de flutuação junto desta. Os saltos e deslocamentos no meio liquido são momentos onde o aluno encontra-se mais avançado, confortável e seguro da sua capacidade de controlar a respiração e o corpo dentro da água, começamos então com movimentos básicos dentro de um espaço pequeno como objetivo para que o aluno consiga se direcionar e ter a situação sob controle, altura baixas também são interessantes, sem movimentos que extrapolem a capacidade individual da pessoa. Na aula de sobrevivência ao meio líquido, devemos ter ciência da capacidade do aluno, que deve ter aprendido de maneira correta todas as etapas anteriores e estar dominando de maneira significativa a mesma, pois neste caso criaremos uma situação hipotética que podem vir a enfrentar e saber como agir neste caso, como por exemplo flutuação e deslocamentos com roupas e sapatos, fazer da roupa uma boia, quedas de botes ou barco, saltos inadequados, entre outros cenários.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com