TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 7ª PERÍODO - BASQUETEBOL

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI [pic 1]

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 7ª SÉRIE.

PROFº: AURELIANO MACHADO

ALUNO: VICENTE BORGES RIBEIRO JÚNIOR

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

7ª PERÍODO - BASQUETEBOL

TERESINA – 2018

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho é caracterizado de forma a relatar as experiências vividas no estágio supervisionado observacional na área de basquetebol do curso de bacharelado em educação física, promovendo assim maior conivência e familiaridade com nosso futuro campo de atuação. O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).

 É de suma importância a experiência em estagio supervisionado no decorrer do curso e graduação de todas áreas, em especial ao nosso curso de bacharelado em educação física, já que nossa atuação é trabalhar promovendo saúde para toda a população. É através do estágio que compreendemos as diversas temáticas e aprendemos bem mais acerca dos campos de atuação da Educação Física, ou seja, o estágio supervisionado proporciona aos alunos um maior aprofundamento dos conhecimentos na área.

 O estágio supervisionado do 7º período de Bacharelado em Educação Física que ocorreu nos meses de abril e maio de 2018 ficou sob orientação do professor ministrante da disciplina e de forma específica, os alunos foram supervisionados pelo professor Evaldo Junior cref: 000495-PI, orientando e tirando dúvidas dos alunos acerca do conhecimento de basquetebol. Essa experiência de estágio ocorreu em uma instituição de ensino privada no Piauí, titulada por colégio Pro - Campus e prosseguiu até o dia 10 de maio de 2018, onde observamos de forma minuciosa o trabalho do professor para qual com seus alunos de faixa etárias de 12 á 14 anos e de 15 á 16 anos, onde nos alunos do centro universitário uninovafapi tentamos extrair e absorver o máximo de conhecimento relativo aquela área de atuação.

Ao entrar em contato com uma modalidade esportiva a criança sofre a influência direta de fatores sociais, culturais, genéticos e ambientais. Muitos desses fatores estão diretamente relacionados ao meio o qual ela está inserida e que invariavelmente exercem forte pressão para que o jovem praticante atinja as suas metas esportivas. Para tal, a criança, muitas vezes em função da grande carga de treinamento a qual ela é submetida, acaba sendo privada do seu ambiente natural, baseado na ludicidade, na espontaneidade e no brincar, o que pode levar ao desinteresse ou ainda um baixo rendimento (OLIVEIRA, 2002).

Quanto ao ensino de modalidades esportivas nas aulas de Educação Física, percebe-se muitas vezes que professor responsável pelas aulas apresenta como principal objetivo o estabelecimento da condição de adestramento corporal e do treinamento repetitivo de gestos específicos de determinado desporto, transformando um espaço que deveria servir de agente promotor do desenvolvimento social, motor e cognitivo num ambiente de treinamento para a obtenção de resultados. Diante deste quadro, pode-se perceber que os professores ministram aulas muito semelhantes a sessões de treinamento desportivo, na qual o aluno é levado a executar movimentos pré-determinados pelo professor, sem que haja sequer uma discussão ou percepção acerca da utilidade prática dos mesmos (BARBOSA, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com