TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Estágio de Saúde

Por:   •  9/12/2020  •  Resenha  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA – IPA

CURSO DE BACHARELADO EM

EDUCAÇÃO FÍSICA

Tiago Araujo da Silva

Relatório Final – Estágio II

Porto Alegre – RS

2020

  1. Introdução

O trabalho a seguir relata a vivência dos alunos do curso de Educação Física do IPA na cadeira de Estágio II que foi realizado em ambientes hospitalares e vinculados a área da saúde.

Este relatório traz as experiências que tivemos com essa vivência, retrata as ações que planejamos para desenvolver ao longo do semestre e nos mostra a troca de experiência com profissionais de outras áreas importantes para agregar conhecimento e bagagem profissional.

  1. Saúde Mental do Cuidador na Instituição Hospitalar

Observação dos Vídeos e Textos

Os vídeos em questão remetem a importância da atividade física relacionada a saúde mental dos pacientes e cuidadores no ambiente hospitalar.

No primeiro vídeo se observa, através do relato da profissional, na melhora física e psíquica relacionada a prática de atividade física e o efeito mais rápido no processo de cura e de equilíbrio de algum distúrbio psíquico ou mental. Estes efeitos já começam a surgir imediatamente no começo da prática das atividades e tem consolidado seus resultados a partir da 4 semana de treinamento continuo. Já no segundo vídeo fica evidente a importância da ludicidade neste processo, no quanto a atividade de recreação é importante neste processo por ter um caráter inclusivo e de lazer para os pacientes fazendo com que sintam um bem-estar e atinjam uma melhor qualidade de vida.

Em geral os vídeos reforçam a importância do profissional de educação física neste processo, o quanto a atividade física regular influência na cura e na melhora de algumas doenças, apontam o fator da inclusão neste processo contribuindo para a melhora psicológica dos pacientes.

Atividade Desenvolvida

Dentre as atividades que podemos desenvolver como recreação em saúde mental podemos citar:

  • Colocar as bolas no saco – Trabalho de desenvolvimento motor, trabalhando a coordenação e o raciocínio rápido. O professor fica com um saco nas mãos e disponibiliza algumas bolas coloridas, indica para o aluno/paciente a cor da bola e o mesmo deve pegar e colocar no saco que o professor tem em mãos. Podemos adaptar de acordo com a capacidade física de cada aluno.
  • Atividades de Dança – Atividades que estimulam a questão social e interação entre os alunos com problemas de saúde mental.

  1. Recreação hospitalar: O Papel do Profissional de Educação Física na Equipe Multidisciplinar

Observação dos Vídeos e Textos

Com o crescimento da atuação do profissional de educação física fica cada vez mais evidente a sua importância no ambiente hospital através de atividades que promovam a saúde e, principalmente, que transformem o hospital em um local mais apropriado para o tratamento das doenças através do bom ambiente com atividades recreativas e lúdicas.

Em geral o papel do educador físico está muito relacionado ao estado de bem-estar físico, psicológico, social e emocional e, consequentemente, esse somatório garante o funcionamento correto do corpo. Estes pontos abordados estão intimamente ligados ao papel deste profissional nas equipes multidisciplinares e demonstram que sua atuação é fundamental para a recuperação dos pacientes e, até mesmo, para que pessoas saudáveis não adoeçam.

Outro aspecto importante é a orientação correta do profissional ao seu aluno/paciente, sempre se mantendo em contato direto com os demais profissionais da equipe para que sejam feitas as adaptações corretas, um controle da execução das atividades e a aplicação do que foi planejado dentro do contexto de cada paciente.

Se faz necessário o entendimento do profissional relacionado ao seu papel dentro dos centros de saúde, se colocando de forma eficiente e útil aos seus pacientes e contribuindo para o trabalho multidisciplinar. Importante, também, ter o conhecimento teórico e prática para garantir a excelência do serviço prestado.

Atividade Desenvolvida

Dentre as atividades que podemos desenvolver como recreação em ambiente hospital podemos citar algumas:

  • Dança das Cadeiras – Trabalho voltado para o desenvolvimento da aptidão física em crianças e idosos em situação de enfermidade.
  • Tiro ao Alvo – Opção de trabalho motor para membros superiores e desenvolvimento de psicomotricidade para crianças.
  • Atividades de Dança – Opção de recreação para idosos, principalmente, estimulando a socialização e a melhora no ambiente hospital.

  1. Humanização e Interdisciplinaridade

Observação dos Vídeos e Textos

Com o texto e os vídeos percebemos de forma muito latente a questão da humanização e da interdisciplinaridade, observando que este sistema deve ser estruturado e organizado para que realmente existam estes conceitos de forma eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com