TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Fisiologia

Por:   •  19/9/2015  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  1.843 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Nome: Vinicius Prates Nakaiama

Prof. Ddo. Gustavo Aires de Arruda

Resenha do artigo: “A Fisiologia em Educação Física e Esporte”  - Claudia Lucia de Moraes FORJAZ, Valmor TRICOLI.

                 

                     A Fisiologia do Exercício antes era confundida com estudos da Medicina na área de prescrição de exercícios no combate à doenças. Com o passar dos anos, a Fisiologia do Exercício se tornou uma área de estudo acadêmico e assim foi se expandido através de estudos de especialistas no continente europeu que foi onde se deu inicio com maior ênfase. No Brasil, a Fisiologia começou a ser estudada na Universidade do Brasil (atual UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro), com o Prof. Dr. Mauricio Leal Rocha, que era professor da área medica. Todos os alunos que ingressavam na Universidade passavam por avaliações antropométricas feitas pelo Prof. Dr. Mauricio, o objetivo era traçar o perfil de todos os alunos através desses exames. Anos depois esse experimento deu origem ao “Projeto Brasil”, que é um projeto que visa avaliar o perfil de aptidão física dos brasileiros.  Mais tarde, no Brasil, a Fisiologia do Exercício começou a ter maior visibilidade, com a criação do CIPEF – Centro Integrado de Pesquisa em Educação Física, na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP). Este centro de pesquisa foi responsável por diversos pesquisadores da área.

                     O principal objetivo da Fisiologia do Exercício é investigar os efeitos do exercício físico sob o organismo como: metabolismo energético, sistema cardiorrespiratório, neuromuscular, imunológico e endócrino. As pesquisas são realizadas com diferentes populações, que variam de atletas e até pessoas com perfil de sedentarismo. No inicio dos estudos, o principal objetivo se focava apenas no desempenho esportivo, recentemente o conhecimento produzido está ligado a saúde. Sendo assim, a Fisiologia do Exercício pode ser subdividida em duas áreas, que são: de desempenho esportivo que envolve o estudo de atletas e avaliação de atletas, e adaptações de treinamento, e área medica que visa o combate e prevenção de doenças, como doenças crônico-degenerativas. Para esclarecer todos os efeitos do exercício sob o organismo, são feitos pesquisas de cunho básico e  aplicado.  O de cunho básico é realizado para explicar e entender os mecanismos do organismo. Nas pesquisas aplicadas, participam pessoas com distintas características, nas quais são avaliadas as respostas agudas e crônicas das funções orgânicas. Como a pesquisa aplicada é mais complexa, existem dois níveis de investigação: clínica e pratica. No nível clínico o estudo é feito em condições bem controladas, o que aumenta a validade interna do estudo. A de nível pratico, a investigação ocorre em condições reais de execução com menor controle das variáveis que pode interferir nos resultados, o que aumenta sua validade externa. Cada nível de pesquisa vai procurar uma maneira de explicar o que ocorre no organismo, o que difere são os meios.

                      As Linhas de pesquisa na área da Fisiologia do Exercício podem ser entendidas como um traço imaginário que estabelece os procedimentos adequados. Sendo assim, elas devem ser muito abrangentes para aglutinar pesquisas. Há uma dificuldade devido a falta de precisão nas Linhas de pesquisa da área da Educação Física e Esporte, os conteúdos estão em grande imprecisão em suas definições.

                     É fundamental conhecimento cientifico para uma formação acadêmica no âmbito profissional no oferecimento de serviços de qualidade para sociedade. Para isso, todo profissional em formação necessita dominar o conhecimento de Fisiologia do Exercício, pois esse aprendizado pode oferecer maior leque de intervenções baseadas nas respostas fisiológicas previsíveis em diferentes prazos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com