TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha escola sueca

Por:   •  3/4/2021  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 3

Escolas de Ginástica - Escola Sueca

A Escola Sueca surgiu no século XIX no período em que a Suécia iniciava o seu processo de industrialização e necessitava de bons soldados devido à ameaça constante de guerras. Sendo assim, o objetivo era de exterminar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo, criar indivíduos fortes, saudáveis, considerando a saúde física e moral, e gerar uma ginástica impregnada de nacionalismo. Ainda que a Escola Sueca fosse capaz de gerar indivíduos úteis para a produção e à pátria, o caráter desta escola era pedagógico e social (DODÔ e REIS, 2014; SOARES 2004).

Pehr Ling (1776-1839) foi o idealizador da Escola Sueca e propôs um método baseado na ciência – essencialmente na anatomia e na fisiologia – destinado a todos, independente de sexo, idade ou condições materiais e sociais. A ginástica proposta por Ling era dividida em quatro partes: 1) a ginástica pedagógica ou educativa – seria para todos e com o objetivo de desenvolver o indivíduo normal e harmoniosamente; 2) a ginástica militar – objetivava a junção da pedagógica com os exercícios propriamente militares; 3) a ginástica médica – visava eliminar vícios, defeitos posturais ou certas enfermidades e; 4) a ginástica estética – buscava o desenvolvimento harmonioso semelhante à pedagógica, mas acrescentava a dança, movimentos mais suaves, buscando beleza e graça ao corpo (SOARES, 2004).

O método criado por Ling era composto por uma sessão de quinze exercícios livres, entre eles: exercícios de pernas ou movimentos preparatórios; extensão de coluna; suspensões simples e fáceis; equilíbrio; passo ginástico ou marcha; movimentos dos músculos dorsais, abdominais, laterais do corpo e de pernas; suspensões mais intensas; marchas e movimentos de pernas executados mais rapidamente; saltos e; movimentos respiratórios. As únicas ressalvas quanto ao sexo eram três restrições para as mulheres: 1) evitar movimentos acentuados para trás; 2) hjnão realizar movimentos que possam congestionar a bacia e; 3) abster-se do exercício durante a menstruação (DODÔ e REIS, 2014; SOARES 2004).

Os princípios da Escola Sueca eram a execução correta dos exercícios, ser acessível a todos, causar um “estado de alegria” decorrente das sessões de ginástica, ter exercícios bem orientados e ter uma prática regular das atividades físicas (SME-PE, 2015). Os resultados desse método rígido com desenvolvimento harmônico de todo o corpo foram tão positivos que passaram a integrar o conteúdo escolar. Alem disso, não ficou somente na Suécia, estendeu-se para os países nórdicos, para a França, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e até o Brasil.

No Brasil, quem defendeu a ginástica sueca inicialmente foi Rui Barbosa, por se tratar de uma ginástica baseada na “ciência”, e posteriormente Fernando de Azevedo. O método sueco foi considerado o mais adequado para uma educação física civil, deixando o método alemão, pautado pelo espírito nacionalista/defesa da pátria e o corpo saudável, apenas para o espaço militar (SOARES, 2004).

Referências:

DODÔ, A. M. REIS, L.N. dos. Século XIX e o Movimento Ginástico Europeu: o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com