TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc projeto

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 6
  1. TEMA

Como estão sendo trabalhados os jogos pré-desportivos no 6º ano do Ensino Fundamental.

  1. PROBLEMA

Desde os primórdios da humanidade os homens já viviam em grupos suas ações para sobrevivência dependiam do trabalho em equipe, tudo isso é possível verificar na literatura.

A partir dessa premissa buscamos entender de que maneira atualmente as atividades coletivas tem feito parte da vida dos indivíduos em idade escolar e qual é a sua importância perante a sociedade.

Entende-se que nas aulas de Educação Física utiliza-se ou ao menos deveria ser utilizados os jogos pré-desportivos como mecanismo preparatório para os jogos coletivos.

Desta forma indagamos como estão sendo trabalhados efetivamente os jogos pré-desportivos no 6º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física no sentido de facilitar os desportos e a cooperação entre alunos? 

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente existem muitas discussões a cerca das aulas de Educação Física, muitos ousam dizer que as mesmas estão caindo puramente em trabalhos com os fundamentos, outros insinuam que as aulas caíram no abandono de conteúdos e dificilmente se trabalha com os jogos pré-desportivos.

Ensinar é um grande desafio, pois o professor precisa estar atento à realidade do aluno considerando cada criança é um indivíduo único e, ao mesmo tempo, sujeito de um mesmo grupo social.

Dessa forma o trabalho vai buscar encontrar uma fundamentação teórica para justificar a importância de se trabalhar jogos pré-desportivos nas aulas de Educação Física.

É necessário que o professor trabalhe os jogos pre desportivos deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas esportivas, estimulando o pensamento tático.

Os jogos pré-desportivos tem objetivo de introduzir uma nova modalidade esportiva, de forma sutil e até mesmo lúdica, onde os alunos vão ter uma pequena visão do novo esporte que o professor pretende trabalhar.

Com os jogos pré-desportivos os alunos vão aprendendo de forma diferencia as regras da modalidade através de uma atividade de curta duração, onde poderão conhecer, aprende e também vão executar as novas habilidades esportivas.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Compreender como os jogos pré desportivos estão sendo trabalhados dentro do âmbito escolar, e qual é a  influencia no processo de aprendizagem dos desportos e de seus fundamentos.

4.2 Objetivos Específicos

        

  • Verificar a eficácia dos jogos pré desportivos nas aulas de Educação Física.
  • Identificar a influencia que os jogos pré desportivos têm na vida dos alunos que participam das aulas de Educação Física;
  • Analisar como deve ser o trabalho do educador físico diante dos jogos pré desportivos;
  • Analisar a concepção de jogo pré desportivo e sua influência nas relações humanas.
  • Averiguar como os jogos pré-desportivos são trabalhados dentro da escola;
  • Apontar estratégias didáticas e metodológicas de como os jogos pré desportivos podem ser trabalhados;


5. REVISÃO DE LITERATURA

A Educação Física encontra-se num momento onde muitos acham que ela não tem importância e pode ser trabalhada de qualquer jeito e por outro lado, está sendo trabalhada de forma comprometida por profissionais que buscam transmitir uma melhor qualidade de vida aos seus alunos.

Com esse contrataste dentro das instituições escolas é necessário um olhar muito clinico e muita boa vontade para trabalhar a educação física com qualidade e enfrentando os desafios que aparecem a cada novo dia.

Atualmente existem muitas discussões a cerca das aulas de Educação Física, muitos ousam dizer que as mesmas estão caindo puramente em trabalhos com os fundamentos, outros insinuam que as aulas caíram no abandono de conteúdos e dificilmente se trabalha com os jogos pré-desportivos.

Dessa forma a literatura relata que os esportes e os jogos pré-desportivos são conteúdos muito presentes nas aulas de Educação Física, mas o que ainda ocorre é o fato de muitas crianças e adolescentes serem excluídos de tais modalidades porque o esporte escolar dá prioridade ao individualismo e à competição (SADI, 2004).

Esse aspecto deve ser analisado de forma muito real, pois em muitas escolas as aulas de educação física acabam motivando os alunos apenas para o lado individual e a competir entre si, e isso acaba afastando cada vez mais os objetivos que as aulas de educação física têm com os seus educandos que é fazer com que os alunos tenham uma qualidade de vida melhor, que consigam se exercitar ou pelo menos construir uma base de conhecimento e também de desenvolvimento humano, social, cultural, afeito e também um desenvolvimento físico.

Os jogos pré desportivos devem ser usados nas aulas de educação física, pois eles fazem com que os alunos aprendam alguns fundamentos e regras da nova modalidade que iram se aprofundar. Os autores (PAES & BALBINO, 2005) afirmam que os jogos Pré-Desportivos Coletivos são métodos de ensino eficazes para o desenvolvimento dos planos motor, cognitivo e social dos praticantes.

Fortalecendo ainda mais esse pensamento os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física relata que quando bem trabalhados, os jogos pré-desportivos e os esportes podem ser um bom recurso pedagógico para a educação dos alunos, nas dimensões motoras, cognitiva e social (PCN’S, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com