TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ginastica

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]________________________________[pic 2]

GINÁSTICAS ATIVIDADES RITIMICAS E EXPRESSIVAS

FERNANDO HENRIQUE SOUSA VALADÃO - 1175440

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Tutor (a) Presencial: ALESSANDRA DALLAGNOL

CUIABÁ        

2015

Aula de Ginástica Para Idosos

Tempo de aula 60(minutos) 16:00hrs início da aula.

Objetivo: Estimular a coordenação motora, melhorar os estímulos corporais, melhorar a circulação sanguínea, desenvolvimento dos ossos, evitarem o sedentarismo, bem estar físico e emocional.

Faixa Etária: Idosos  

1ª Apresentação da turma. Isso fará como que haja mais participação e que a aula seja mais interessante e divertida. Um conhecendo melhor o outro. Antes de começar a atividade devemos pergunta a cada aluno se há algum  problema de coluna ou algum problema de saúde que o dificultará a realização de alguma das atividades. Caso haja este aluno deverá ter uma atenção especial para que não haja nenhuma lesão na realização dos exercícios. (Cada um deve dizer seu nome e idade) (16:05hrs)

2ª Aquecimento – Alongamento (devem ser realizados com muito cuidado e cuidadosamente evitando que haja lesões).

- Todos deitados com a barriga pra cima, dobrar uma das pernas e segurar em cima do joelho, mas com cuidado para não forçar a articulação. Depois troca para a outra perna.

- Sentado com as pernas juntas á frente do corpo, estique os braços e tente encostar as mãos nos pés, permanecer nesta posição por 20 segundos.

- De pé, incline o corpo para o lado direito depois o esquerdo, com movimento concentrado e com cuidado para não fraturar a coluna e não forçá-la. Depois faça o mesmo apenas com a cabeça. (16:10hrs)

3ª Iniciando ás Atividades “Faremos um Treinamento Funcional”

OBS: Sempre exercitando a respiração, puxa o ar pelo nariz e soltar pela boca, a respiração correta é muito importante para que o aluno não passe mal, principalmente por nosso publico alvo ser idosos, para que o exercício seja executado corretamente.  (16:20hrs)

  • Em uma escadaria fazemos a seguinte atividade – Vamos subir e descer coordenação de marcha, gerando força e equilíbrio. (Quatro subidas e quatro descidas com tempo de 10 segundos de descanso entre uma subida e outra).

  • Obstáculos no chão – Com cones, ou pedaços de madeiras no chão, teremos de levantaras pernas na altura máxima que conseguir para passar sobre eles, indo e voltando. (Três idas e voltas com tempo de 5 segundos de descanso entre uma ida e outra).
  • Bambolê – Cada aluno entre dentro de um bambolê, o exercício será levantar o bambolê até a cabeça e descer ele até o chão por dentro do corpo, com calma e tranqüilidade. (cinco repetições, 10 segundos de descanso entre uma repetição e outra).
  • Volta com peso – Atividade deve ser realizada em dupla. Com duas garrafas de 2 litros cheias com água. Um deve colocar as garrafas sobre o braço do outro para que ele possa andar uns 10 metros dar uma volta e voltar com as garrafas sem cair no chão. Após a volta do colega o outro deve fazer o mesmo.  Este exercício auxilia na coordenação motora e equilíbrio. (quatro repetições cada dupla).
  • Marcha em linha reta – Ir e voltar em linha reta. (seis repetições sem descanso)
  • Força com bola – Com uma bola de basquete sobre as mãos devem jogá-las com toda força no chão para que ela suba novamente para seus braços. (cinco repetições)

 

4ª Questionário de satisfação (Cada aluno deverá responder ao questionário, para vermos o avanço que obtemos com a atividade feita) (16:50hrs)

- Qual foi á dificuldade que teve na realização dos exercícios?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (237.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com