TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de ginastica

Por:   •  18/5/2015  •  Dissertação  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

                                                           Os Métodos de Ensino

Podemos colocar que a alma de processo pedagógico do professor se encontra nesse campo. Chamamos de procedimentos, estratégia, métodos e técnicas para nos referimos aos simples fato de como devemos ensinar aquilo que queremos que nosso aluno aprenda. A estratégia é uma descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos, método é um caminho a seguir para se alcançar um fim, o que para o professor é um roteiro geral para a atividade, a técnica é uma forma de operacionalizar o método, como a escolha de diferentes formas de se aplicar o ensino, os procedimentos é a maneira de efetuar algo, consiste na descrição das atividades desenvolvidas pelo professor e as atividades desenvolvidas pelos alunos.

A ação do professor pelos objetivos, conteúdos e métodos, terá sempre como suporte uma concepção pedagógica. Os métodos de ensino não se reduzem a quaisquer medidas procedimentos e técnicas, pois se baseiam em uma concepção de sociedade, antes até de se constituir em passos, medidas e procedimentos.

Os métodos nada significam separados dos objetivos e dos conteúdos de ensino. A assimilação dos conteúdos depende tanto dos métodos de ensino quanto os de aprendizagem. O conteúdo de ensino não é a matéria em si, mas uma matéria de ensino, selecionada e prepara pedagógico e didaticamente para ser apreendida pelos alunos.

O professor precisa fazer seus alunos pensarem e não apenas memorizarem palavra, fórmulas ou expressões. A compreensão deve vir sempre em primeiro lugar, essencial o professor se basear nos conhecimentos prévios de seus alunos.

No método de exposição pelo professor ou aula expositiva, os conhecimentos, habilidades e tarefas são apresentadas, pelo professor, buscando provocar a reflexão nos alunos e tentando combinar outros procedimentos, como o trabalho independente, a o trabalho em grupo.

No método de trabalho independente os alunos fazem tarefas, dirigidas e orientadas pelo professor, para que possam resolvê-las de modo relativamente independente e criador.

Elaboração conjunta é uma forma de interação ativa entre o professor e os alunos visando à obtenção de novos conhecimentos. A forma mais típica é a conversação didática ou aula dialogada.

O método de trabalho em grupo consiste basicamente em distribuir temas de estudo iguais ou diferentes a grupos fixos ou variáveis. A principal finalidade é obter cooperação dos alunos entre si na realização da tarefa.

         Um método interessante e denominado como atividades especiais que são aquelas que complementam os métodos de ensino e que correspondem para a assimilação ativa dos conteúdos, como por exemplo: estudo do meio, o jornal escolar, a assembleia de alunos, o museu escolar, o teatro, a biblioteca escolar etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com