TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA A SAUDE

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ENFERMAGEM (BACHARELADO)

                   

Disciplina:

Psicologia aplicada à saúde

Tutor:

Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji

RA:

8139105

Aluno(a):

 

Taís de F Costa e Silva

Turma:

DGENF2101BHOA0S

Unidade:

Unidade batatais- Polo bh

Podemos citar o caso de um paciente com diabetes mellitus, trata-se de uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, e que se não tratada corretamente pode acarretar diversos tipos de complicações graves no organismo, apesar de ser uma doença ainda sem cura, hoje em dia já é possível viver plenamente com diabetes mellitus. Para isso, no entanto, é imprescindível que os pacientes implementem mudanças no estilo de vida e tenham disciplina para seguir o tratamento conforme prescrito pelo médico. Nesse caso, a adesão ao tratamento pode ser desafiadora, pois exige do paciente uma mudança constante no seu estilo de vida.

 Sendo assim, como profissional de saúde da equipe de enfermagem, interveria de forma educativa, incentivando um estilo de vida mais saudável, orientando sobre a necessidade de manter uma dieta equilibrada, evitando especialmente o consumo de açúcar e de alimentos ricos em farinha branca e gordurosos, reduzir o consumo de grandes quantidades de qualquer alimento com muito carboidrato, fazer as refeições na quantidade certa e no intervalo de tempo correto.

  E além disso, evitar o consumo de álcool e o tabagismo. Reforçando a ideia da necessidade do controle dos níveis de glicose no sangue durante o dia, ressaltando, o quanto os exercícios físicos são essenciais no tratamento de uma pessoa diabética. Dessa maneira, a adoção de hábitos saudáveis, vai contribuir significativamente para o controle dos níveis de glicose no sangue, evitando maiores agravos a saúde.

Portanto para uma boa adesão do paciente ao tratamento, é necessário a participação de todos, inclusive da família, pois estão presentes no dia a dia do paciente, também é indispensável, que toda a equipe de saúde esteja sempre envolvida para acompanhar todo o monitoramento desse paciente, mantendo o controle da doença e o auto cuidado do paciente.

Claretiano -  Centro Universitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com