TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LIBRAS PARA ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Por:   •  23/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LIBRAS PARA ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA[a]

Ketelyn Turaça De Lopes (UNIVAG)[1]

Tatyane Hoffmann Turaça (UNIVAG)[2]

Tulio

Resumo: O relacionamento do enfermeiro e paciente é primordial para um atendimento humanizado, proporcionando proteção, promoção, e recuperação a saúde, e para chegar a essa estratégia, é de extrema importância comunicação, incluindo a LIBRAS.

A Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, oficializa a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS).[b]

A Lei n° 13.146, de 06 de julho de 2015, institui a inclusão da Pessoa com Deficiência, é assegurada a atenção integral a saúde, tanto públicos como privados, e cursos de tecnologia assistiva e de todas as formas de comunicação previstas no inciso V do art. 3º desta Lei, e assim garantido acesso universal e igualitário.

Dentro das instituições de saúde, inclusive em urgência e emergência, foi evidenciado através de diversos estudos, a falta de habilidades destes profissionais de saúde (enfermeiro), não possuem conhecimento em LIBRAS, o que dificulta a comunicação, fragilizando a relação entre enfermeiro-paciente, trazendo assim insegurança, medo, e constrangimento ao paciente, prejudicando a qualidade do atendimento, e assim colocando em risco a assistência prestada.

O relato de vivência no âmbito hospitalar desses pacientes, descrito no artigo “A percepção de pessoas surdas sobre o acolhimento e cuidado dos profissionais de enfermagem em unidades de emergência”; (SOBRENOME DO AUTOR, ANO) foram de grandes proporções, como: Falta de empatia, acolhimento e cuidado; Falta de conhecimento sobre o tema abordado; Visão negativa sobre os profissionais de enfermagem que atuam na emergência.

 Essa barreira na comunicação, muitas vezes é necessário a inclusão de uma terceira pessoa, o que prejudica cada vez mais o vínculo entre enfermeiro-paciente, privando assim o atendimento adequado e individual a que todos temos direito.

Desta forma, de acordo com a Lei 13.146, precisa ser implantada dentro das instituições de saúde, profissionais capacitados, com domínio em LIBRAS, é de extrema importância, e urgência a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. A comunicação é essencial em todos os momentos de nossa vida, é fundamental que a Língua Brasileira de Sinais – Libras, esteja presente na formação dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: Enfotils; urgência/emergência; Libras.


[1] Graduandos do curso de Enfermagem da Universidade UNIVAG. E-mail: ketelynlopes33578@gmail.com

 

[2] Professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso. E-mail: ciclano@gmail.com 

[a]Tema muito relevante, mas precisa formatar. Atenção as regras. Não se usa parágrafo.

[b]Ficou perdido, precisa fazer uma ligação com as demais partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (98.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com