TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DÊ A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO À BIOSSEGURANÇA DENTRO DESTES PROCESSOS.

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

 - DÊ A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO À BIOSSEGURANÇA DENTRO DESTES PROCESSOS.

A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde, não só por abordar medidas de Controle de Infecções para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, mas por ter um papel fundamental na promoção da consciência sanitária, na comunidade onde atua da importância da preservação do meio ambiente na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e da redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. A biossegurança é um processo progressivo, que não inclui conclusão em sua terminologia, pois deve ser sempre atualizado e supervisionado e sujeito a exigência de respostas imediatas ao surgimento de microrganismos mais resistentes e agressivos identificados pelas notificações epidemiológicas da Equipe de Controle Epidemiológico da SMS.

Dentro de cada processo de esterilização realizado no hospital, tanto na desinfecção de salas, materiais e embalo dos mesmos, quanto ao descarte de cada resíduo de lixo produzido no hospital, evita-se a contaminação da população, assim como o de cada funcionário da instituição, através de um trabalho contínuo que necessita de atenção de cada setor do hospital, para que a esterilização apresente resultados- Visto que Central de Material e Esterilização se destina a descontaminação, o preparo, a esterilização, a guarda e distribuição dos materiais, algumas medidas de biossegurança que devem ser tomadas. A CME é destinado materiais sujos contendo sangue e secreções, isso o torna um  dos locais mais contaminados, e por este motivo seu índice de acidentes é alto, caracterizando-o como sendo um setor critico.

É de extrema necessidade que os profissionais da enfermagem que executam esse trabalho na CME, façam o uso dos Equipamentos de Proteção individual (EPI), pois o uso desses EPI irá minimizar os riscos que esses profissionais são expostos as secreções dos diversos tipos durante os processos de lavagem manual desses materiais. Pois esse método de limpeza oferece um alto risco de contaminação para o profissional, seja pelos acidentes com perfucortantes, ou até mesmo por respingos de matéria orgânica em mucosa e aerossóis.

Os EPI’s são destinados para que seja utilizado pelo trabalhador, e assim possa minimizar ou excluir os riscos suscetíveis de ameaças a sua segurança. Pois podem evitar algumas lesões ou até minimizar a sua gravidade, nos casos dos acidentes ou de riscos, como também protegem o corpo contra os efeitos das substâncias tóxicas, e agressivos que podem causar vários danos a saúde desse trabalhador. Esse EPI é a barreira de proteção para esse trabalhador que desempenha as atividades na CME, e sua não utilização pode lhe causar danos muitas vezes irreversíveis. Deve ser sugerido a instituição que seja providenciado a quantidade necessária de EPI’s e trabalhos educacionais com os profissionais , mostrando a importância do uso dos mesmo para sua segurança.  A CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidente)deve sempre estar atuante nas medidas de prevenção e melhorias na segurança desse trabalhador.

Deve ser feito também investimentos que melhore a parte de tecnologia e equipamentos que irão favorecer uma maior segurança durante a execução do trabalho minimizando os ricos de acidentes. O mesmo deve estar capacitado para exercer e desempenhar suas funções, bem como valorizar a sua saúde durante suas atividades de trabalho, com a utilização correta do uso de EPI’s, e oferecer um serviço de qualidade dentro da CME.

,

CAPA  “PALESTRA SOBRE ESTERELIZAÇÃO DE MATERIAS

SLIDE 1: Definição de esterilização: É o processo empregado para eliminar microorganismos nas formas vegetativas e esporuladas das substâncias ou materiais. Nos hospitais e clínicas esse processo é realizado pelo Central de Material Esterilizado – CME

SLIDE 2: CME: CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

É responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares.

Através do processo realizado na CME, evita-se a contaminação cruzada no ambiente hospitalar. O CME é um setor que presta serviços  a todo o hospital, e não exclusivamente ao Centro Cirúrgico.  Os diversos serviços que são feitos no CME devem ter o mesmo padrão de qualidade, tanto para o Centro  Cirúrgico, como para todas as outras unidades em geral.

[pic 1]

Classificação de

SLIDE: Classificação dos artigos seguindo o risco potencial de aquisição de infecção

artigos críticos: são assim chamados pelo alto risco de aquisição de infecção envolvido com o uso destes artigos. São artigos introduzidos diretamente  no tecido estéril. Ex: Agulhas, escalpes cateteres cardíacos, implantes instrumentais cirúrgicos etc. Estes artigos devem ser estéreis.

Artigos semicríticos: São artigos que entram em contato com mucosas pele não intacta, não necessariamente penetram nas superfícies. Membranas intactas como as do pulmão e trato gastrointestinal geralmente são resistentes a infecções por esposos bacterianos comuns, mas são susceptíveis a microorganismos como bactérias, microbactérias e vírus. No mínimo estes artigos necessitam receber uma desinfecção de alto nível. EX: tubo oro-traqueal, equipamento respiratório,  e especulo vaginal.

Artigos não críticos: estes artigos entram em contato direto com o paciente, porém com pele intacta. O uso destes itens geralmente implica em baixo risco de aquisição de infecções hospitalares. Consequentemente pode apenas ser lavado com água e sabão ou receber desinfecção de nível intermediário ou baixo. EX: termômetros, talheres e comadres.

SLIDE:   LIMPEZA MANUAL:

É o procedimento realizado manualmente para a remoção da sujidade por meio de ação física aplicada sobre a superfície do material, utilizando detergente, escova e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (367.4 Kb)   docx (399.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com