TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS

CURSO: ENFERMAGEM TURNO : NOTURNO PERÍODO 7º ‘’A ‘’

Incontinência Urinária

ESTUDO DE CASO

SETEMBRO / 2015

COLINAS- TO

ACADEMICA: ÉRIKA DE SOUSA FERREIRA

ESTUDO DE CASO

SETEMBRO / 2015

COLINAS- TO

Sumário

1-Introdução.................................................................................04

2- Conceitos históricos.............................................................05

3-Fisiopatologia...........................................

4- Diagnóstico

5-Sistematização do Cuidado de Enfermagem

5.1-Identificação do Paciente

6-Relato do Caso

7- Diagnostico de Enfermagem

1-Introdução

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. (BRASIL, 2006)

Desta forma, temos como objetivos estabelecer um plano de cuidados para um paciente portador de diabetes melitus, através do exame físico e de todo processo de enfermagem, para prevenir complicações decorrentes da patologia e estabelecer medidas de enfrentamento da doença para melhora do padrão de vida.O pé diabético é a complicação mais comum entre os portadores de DM e é res¬ponsável pela maioria das internações e amputações de membros inferiores. A prevenção e intervenção adequadas podem diminuir a formação de úlceras de membros inferiores, mas para isso é necessário que haja uma boa orientação que geralmente é encontrada na prevenção primária dos serviços de saúde pública e a conscientização de sua doença para adesão ao tratamento (ROCHA; ZANETTI; SANTOS, 2009).

2- Conceitos históricos

O diabetes Mellitus abrange um grupo de doenças metabólicas, caracterizadas por níveis aumentados de glicose no sangue (Hiperglicemia), devido a defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. Em condições normais, determinada quantidade de glicose circula no sangue.

Em 90% dos casos de DM está caracterizada a presença a presença de lesões nos pés de¬correntes de neuropatias conhecidas como pé diabético, doença vascular periférica e deformidades, representando uma parcela significativa de internações hospitalares pro¬longadas, morbidade e mortalidade. Após uma média de dez anos da doença, pode ha¬ver essas complicações associadas às infecções, e podendo evoluir para as amputações não traumáticas de membros inferiores.

A Organização mundial de saúde e a Federação Internacional de Diabetes tenta chamar atenção para esse problema, declarando que mais da metade das amputações deveriam ser prevenidas com detecções prévias, e que com alguns cuidados extras com o portador destas, poder-se-ia evitar amputações, dando-lhes assim uma melhor qualidade de vida (SANTOS et al., 2011).

Vale ressaltar que as amputações de extremidades inferiores se constituem num pro¬blema de saúde pública devido a sua alta freqüência e, principalmente, pela incapacidade que provoca pelo tempo de hospitalização com tratamento oneroso, gerando repercussões de ordem social e psicológica para os pacientes, comprometendo o seu convívio social e com seus familiares (SANTOS et al., 2008).

A assistência de Enfermagem prestada aos portadores de diabetes, principal¬mente na educação ao autocuidado preventivo, se destaca por sua contribuição para com a sociedade, minimizando o alto índice de amputações e óbitos causados pe¬las complicações desta morbidade. O Diagnóstico precoce e profilaxia adequadas prestadas por enfermeiros capacitados, inibem o surgimento ou agravamento do pé.

3-Fisiopatologia

O pâncreas é uma glândula mista, situada junto à parede posterior do abdome e se estende desde o baço até o duodeno com comprimento variado entre 15 a 23 cm e peso entre 70 e 150g. Produz insulina, glucagon e secreta enzima pancreáticas. Possui uma cauda próxima ao baço, um corpo e a cabeça que é envolvida pelo C duodenal. Pâncreas.

A insulina é um hormônio de armazenamento secretado pelas células β. Após a ingestão de uma refeição, a secreção de insulina aumenta e movimenta a glicose do sangue para o músculo, fígado e células adiposas. Nessas células a insulina transporta e metaboliza a glicose para produzir energia, estimula o armazenamento da glicose no fígado e músculos na forma de glicogênio, sinaliza o fígado para parar a liberação de glicose, estimula o armazenamento de lipídios da dieta no tecido adiposo, clivagem da glicose, proteína e lipídios armazenados acelera o transporte de aminoácidos para dentro das células.

4- Diagnóstico

Para um possível diagnóstico de diabetes, deve ser seguidos os seguintes critérios : glicemia em jejum com valores para a diabetes maior ou igual a 126mg/dl, glicemia casual o valor igual ou maior que 200mg/dl e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com