TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO – ALA H

Por:   •  4/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE ENFERMAGEM

ESTUDO DE CASO – ALA H

PALMAS, TO

2015

ESTUDO DE CASO – ALA H

Estudo de Caso apresentado à Disciplina de Estagio Supervisionado nas Especialidades como requisito básico para a Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins.

Orientador:

PALMAS, TO

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        

3. EXAME FÍSICO        

  4. QUEIXA PRINCIPAL         

5. DIAGNÓSTICO PATOLÓGICO        

6. HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL        

7. ANTECEDENTES FAMILIARES        

8. ANTECEDENTES PESSOAIS        

9. ANTECEDENTES SOCIAIS         

10. REVISÃO DE LITERATURA        

  1. Fisiopatologia

11. TRATAMENTO        

12. PREVENÇÃO        

13. EXAMES COMPLEMENTARES        

14. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM        

15. PLANEJAMENTO        

16. IMPLEMENTAÇÃO        

17. AVALIAÇÃO        

19. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        



1. INTRODUÇÃO

O derrame pleural é caracterizado pela acumulação de liquido em excesso entre as pleuras e constitui uma manifestação comum de comprometimento pleural tanto primário quanto secundário. Vale ressaltar que o derrame pleural não é uma doença, mas sim um sintoma, presente em várias doenças diferentes.

Em condições normais, a superfície pleural é lubrificada por não mais de 15ml de liquido claro e seroso, relativamente acelular. Quando ocorre alguma alteração na pleura, a fina membrana que reveste os pulmões e, consequentemente, o liquido pleural, pode provocar um derrame pleural.

O derrame pleural não é uma doença, mas sim a manifestação de outras doenças. Se não tratado adequadamente, esta patologia pode levar o paciente à dispnéia (falta grave de ar) e até a morte. Cerca de 90% dos Derrames Pleurais são causados por insuficiência cardíaca, cirrose com ascite, infecções pleuro-pulmonares, neoplasias e embolia pulmonar.

Derrame Pleural do tipo transudado desenvolve-se por alteração do equilíbrio entre as pressões oncóticas e hidrostáticas, com os microvasos da pleura normais. Transudado é um ultrafiltrado de plasma, altamente fluido, baixo em proteínas, desprovido de células inflamatórias e costuma ter cor clara, não transparente. Derrame Pleural do tipo exsudado desenvolve-se secundariamente à anormalidade do endotélio capilar pleural ou à queda da habilidade dos linfáticos parietais de remover proteínas e líquido. É rico em proteínas, células, produtos da decomposição celular e pode ter cor variada, sendo a mais comum a cor amarela. Qualquer Derrame Pleural associado com pneumonia bacteriana, abscesso pulmonar e bronquiectasia é chamado de derrame parapneumônico.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de derrame pleural são:Insuficiência Cardíaca Congestiva;Causas renais (Síndrome nefrótico);Hidrotórax hepático (Cirrose com ascite);Doenças do trato gastrintestinal (Pancreatite, abscessosubfrênico, Abscesso intra-hepático e Perfuração do esôfago);

O presente estudo de caso trata de um paciente adulto que sofreu derrame pleural e também será elaborado um plano assistencial a ser colocado em prática, diante da integridade do processo de enfermagem que será apresentado neste estudo de caso, com objetivo de enriquecer o trabalho, realizando pesquisas bibliográficas.

As técnicas da coleta de dados utilizados para o desenvolvimento do estudo foram por meio de entrevista e pesquisas bibliográficas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo (Silva, 2001).

Este estudo foi realizado por uma discentes do 9º período de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins.

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

L. A. B, 46 anos, masculino, pardo, católico, pintor, atualmente reside na quadra 1306, plano diretor Sul de Palmas – TO.Paciente internado no dia 12/08/2015 no Hospital Geral Público de Palmas – HGPP na ala H proveniente da sala amarela, onde estava desde o dia 06/08/2015, sem acompanhante com diagnóstico de Derrame Pleural, Neoplasia Pulmonar e suspeita de Pneumonia, nega qualquer processo alérgico e qualquer antecedente patológicos e uso de medicamentos. Nega também consumo de Drogas, etilismo e tabagismo.

Segundo o SAMU, que o trouxe,foram acionados e por volta das 07h15min saíram da base. Às 07h30 minutos chegaram a residência do L.A.B. que se encontrava verbalizando, orientado, porem com dor abdominal, relatando 10 episódios de vomito, “pele fria”, episódios de diarreia e que esteve internado no HGPP por problemas pulmonares há 15 dias. Pressão arterial: 140 x 100 mmHg;Dextro: 102; Glasgow: 15.Encaminhado ao HGPP, para a avaliação do quadro.

3. EXAME FÍSICO

Dia 20/08/2015. 14h15min.Consciente, orientado, acianótico, anictérico, deambulando sem auxílio, taquipnéico, febril, hipertenso, corado, hidratado. Aceitando a dieta oferecida.

- Cabeça e Pescoço: Crânio normocefálico. Couro cabeludo integra e limpo. Face: simétrica sem lesões. Orelhas bem implantadas, simétrico, pavilhão auricular integra e limpo, acuidade auditiva preservada. Pupilas isocóricas com mucosa ocular corada. Nariz simétrico, sem secreção, pele íntegra; lábios normocorados, ausência de lesões. Mucosa oral hidratada, ausência de lesões, dentição completa sem presença de caries, gengivas róseas amígdalas tamanho normal. Pescoço simétrico e íntegro, forma cilíndrica sem presenças de linfonodos palpáveis e visíveis, tireóide volume normal, veias jugulares normais, não distendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com