TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Ala

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.653 Palavras (15 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 15

2 Estudo de Caso

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

A empresa tem sua razão social registrada como Ala Logística e Transportes Ltda e divulga sua imagem com o nome fantasia ALA LOGÍSTICA. Esta sediada na cidade de São Paulo à Rua Dona Santa Veloso, 331 Vila Guilherme, inscrita no CNPJ sob o nº 07.865.701/0001-32 e tem sua Inscrição Estadual sob. o nº 149.248.595.110, Possui uma filial como deposito de armazenagem e garagem para os veículos na cidade de Cajamar - SP na Av. Tenente Marques, 1246. Esta constituída como sociedade de pequeno porte, natureza empresária limitada.

A Empresa de Transportes Ala Logística é 100% nacional, iniciou suas atividades no ano de 2005, e tem como objetivo disponibilizar ao mercado serviços de logística e transportes para atender aos diversos processos e etapas da cadeia de suprimentos e distribuição.

A Transportadora veio ao mercado com a parceria de três jovens profissionais experientes e especializados na área de transporte, juntos resolveram agregar seus conhecimentos à área de logística em transportes.

Assim a Ala Logística vêm crescendo baseada nos princípios de respeito e seriedade com seus clientes e funcionários, buscando se firmar cada vez mais no segmento do transporte de carga direta, através de competência e responsabilidade.

Sua especialidade é o segmento de carga lotação (carga – direta fornecedor/cliente), ou seja, a transportadora envia seu veículo para realizar a coleta em seu cliente, onde a mesma segue direto para o cliente final, sem realizar paradas em terminais da transportadora para complementar o veículo. A atividade é conhecida no mercado como carga fechada – coleta e segue direto para o destino, para realização da entrega.

Devido á demanda, e necessidades de atendimento aos clientes ativos, tem diversificado sua atuação a nível nacional, prestando também serviços de transportes para o segmento de carga fracionada (distribuição de pequenos lotes).

As duas operações acima são realizadas em todo o território nacional.

A empresa opera com uma parceria fixada em contrato com empresas prestadoras de serviço no ramo de transporte e logística para realização de despachos nos Estados do Rio de Janeiro – Giga Transportes, Sergipe/Salvador – IMB Logística e Transportes, Recife - NDT Logística e Transportes, Rio Grande do Sul – Roma Transportes, Paraná - Carraro Logística e Transportes, Minas Gerais – Rovil Transportes.

2.1.2 Citar os principais equipamentos, produtos, processos e composição da força de trabalho.

A Ala Logística conta com uma frota de 60 veículos e 40 carretas alugadas, abaixo a composição da frota.

Tipo de Veículo

Quantidade

Carreta

Carretas Alugadas

35

40

Cavalos Mecânico

12

¾ - Toco/Truck

09

Van

04

        

Os principais serviços oferecidos pela transportadora ao mercado são:

Coleta/Entrega: Serviço realizado ponto a ponto, realiza a retirada da mercadoria na empresa e entrega para seu cliente final.

Agendamento de coleta e entrega: Através de e-mails e telefones direcionados ao setor de recebimento do cliente final.

Serviço de rastreamento e monitoramento de veículo 24hs - via satélite: Através de uma empresa especializada em monitoramento e rastreamento de veículo – Opentech Gerenciamento de Riscos.

Acompanhamento de escolta armada: Através de uma empresa especializada neste serviço. Todos os veículos com carga acima de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) em mercadorias, devem seguir acompanhados de uma escolta até o cliente, onde esta só é liberada quando o veículo chega a seu destino final, a descarga é autorizada pelo cliente.

Confirmação de pedidos de compra: Através de e-mails e call centers.

Transporte Rodoviário: Coleta, transferência e entrega em todo território nacional, através dos serviços fracionados, expresso, emergencial e convencional.

Distribuição Urbana: Frota dedicada a serviços adaptados às necessidades específicas de cada cliente.

Distribuição fracionada: Entrega de pequenas quantidades, conforme a necessidade do cliente.

Logística Reversa: Gestão de operações que necessitem do retorno de cargas de qualquer lugar do Brasil.

Carga Direta: Serviço que compreende uma coleta e uma entrega, com atendimento em todo território nacional.

Logística de eventos: Transporte e montagem no local do evento, total acompanhamento de todas as etapas, inclusive participação em reuniões de planejamento de eventos.

Logística de Armazenagem In House: Estruturação e administração de recursos com equipes capacitadas e treinadas, prestando serviços nas dependências dos clientes.

Paletização: Realização de serviços de paletização por categoria de produtos, de acordo com as especificações técnicas fornecidas pelos destinatários.

Hoje a Ala Logística atua com alguns processos diferenciados no mercado, abaixo um escopo desses processos.

A Ala possui um sistema em seu site, onde o mesmo é integrado com o sistema interno da empresa, através do mesmo os clientes podem acompanhar em qual situação/processo encontra-se seu pedido.

 Exemplo: A Transportadora Ala Logística realiza a coleta dos produtos em seu cliente, onde segue para o armazém descarrega o veículo, a expedição realiza a entrada das notas fiscais no sistema (neste momento o cliente já consegue visualizar que seus produtos já se encontram no armazém de seu transportador). A Equipe do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) realiza contato com seus clientes – comprador, para obter a data de agendamento da entrega (todo o processo pode ser acompanhado pelo cliente no site da Transportadora), após o contato é mencionado no sistema à data da saída da nota e data de previsão da entrega, através do contato constante com o motorista é detectada a finalização da entrega, após a realização do atendimento pós venda, é efetuada a pré-baixa nas notas fiscais no sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (212.5 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com